O isolamento social por causa do combate a Covid-19 exige esforço e dedicação dos professores e dos alunos. Com as aulas suspensas por tempo indeterminado, as crianças precisam ficar mais tempo dentro de suas casas. O período exige compreensão dos pais e uma redescoberta para manter o aprendizado e a alfabetização em dia.
Em Buritama, na rede municipal de ensino, professores de creches, de educação infantil e fundamental, se reinventaram para manter o vínculo com os alunos. Os vídeos destinados por WhatsApp contam com conteúdos dinâmicos e buscam prender a atenção dos pequenos durante os estudos.
Os professores usam e abusam da criatividade, utilizando músicas, desenhos e até adereços para garantir que o aprendizado não seja prejudicado. A docente de educação musical, Jacqueline Franco Polizel, é uma das profissionais a desenvolver conteúdos para atingir o imaginário dos alunos, tendo a participação dos pais nos estudos.
“As atividades mudam muito. Tudo novo para as crianças e para o professor. Estamos aprendendo juntos. Aulas de música são prazerosas, facilitando o conteúdo desenvolvido. A música, especificamente, estimula o aprendizado e tem o poder de despertar a criatividade”, disse a professora Jacqueline.
A docente conta com a participação do marido para gravar os vídeos. Nas aulas, ela utiliza instrumentos como teclado, de percussão, entre outros, para transmitir o conteúdo das aulas de música, além de roupas e assessórios. Jacqueline reforçou seu amor pela educação e comentou que para manter o vínculo com o aluno é preciso transmitir segurança.
“Falar que estou gostando das aulas virtuais, é mentira, sinto falta dos alunos. Prefiro o tempo real, o abraço caloroso em volta da minha cintura, me enchendo de pureza e amor. Sempre gostei de ensinar, pois ministrei aulas de piano durante 30 anos”, concluiu a professora Jacqueline.
De acordo com a diretora da Educação, Vânia Cristina Frazatti Gambera Dias, não há data para o retorno das aulas presenciais. Ela disse que isso deve acontecer quando o Ministério da Saúde e o Governo do Estado decidirem que não há riscos de contaminação pela Covid-19 nas escolas do município.
“O isolamento social oferece às famílias uma oportunidade de resgatar seu papel educativo na formação de seus filhos. O estudo em conjunto, a partilha de histórias e de aprendizado fortalece o vínculo de fraternidade e também contribui para que a criança não fique distante dos estudos”, explicou a diretora Vânia.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Publicação: 11-05-2020