Central de monitoramento flagra descarte irregular de lixo

A central de monitoramento criada pelo Governo do Município flagrou no dia 17 de maio, um morador fazendo descarte irregular de lixo no prolongamento da avenida Daniel Luiz Guerbas. Em Buritama, há a coleta de lixo em todos os bairros, em três dias da semana, é neste período que deve ser eliminado todo material inutilizado nas residências. Há ainda o serviço de caçamba gratuita oferecido na cidade. A persistência de pessoas em jogar resíduos em locais inapropriados é lamentada pelo Executivo.

Segundo o Governo do Município, a conscientização é fundamental para evitar problemas para toda a população. Os materiais podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya, além de escorpiões. Outro problema grave com o descarte irregular de lixo em estradas municipais e rodovias, são os acidentes, por conseguinte, pode tirar a vida de motoristas e pedestres.

Para o Executivo, a Central de Monitoramento ajuda na fiscalização de infrações de acidentes, roubo, brigas, entre outras violações. Tornou-se também um mecanismo para punir o descarte irregular de resíduos em locais proibidos. O município conta com aproximadamente 400 câmeras instaladas em pontos estratégicos para garantir a segurança da população e turistas.

De acordo com o gestor da central de monitoramento de vídeo, Marcos Antônio Zanelli, as câmeras ajudam no combate às infrações. “O lixo descartado de forma irregular é algo que preocupa a todos. Além do investimento em segurança de vídeo, a população precisa também ter a consciência de que uma atitude individual prejudica a coletividade, não só o meio ambiente”, comentou ao salientar que estão programadas novas instalações de câmeras pela cidade, por exemplo, no antigo lixão, localizado na estrada vicinal Francisco Feroldi.

O Governo do Município reafirma que é preciso que os moradores façam o descarte correto do lixo. Também reforça o pedido para que os cidadãos ajudem a cuidar da cidade, para que ela seja agradável para todos. A penalidade, de acordo, com a Lei Complementar 81, disposto no artigo 126, diz que “A quem descumprir o disposto nos artigos deste capítulo, será imposta a multa de no mínimo 50 (cinquenta) UFM ́s”.

LIMPEZA

No início de maio, o município realizou ação para desentupir galeria pluvial. O descarte irregular nas vias públicas ultrapassa 80% das causas de entupimentos na cidade. No dia 7, deste mês, foram encontrados no local pedaços de madeira, galhos de árvores, garrafas pets, sacolas plásticas, embalagens de doces e até um coco.

Conforme o funcionário Fábio Alexandre Bugue, responsável pela limpeza pública, ainda é preciso que os moradores se conscientizem. “É importante que a população faça o descarte de maneira correta e sem poluir a cidade e o meio ambiente”, disse ao complementar que ao jogar lixo de forma irregular pode contribuir para proliferação do mosquito Aedes aegypti e de animais peçonhentos.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Central de Monitoramento