Alistamento militar pode ser feito pela internet por jovens acima de 18 anos

Jovens de Buritama nascidos em 2002 já podem realizar o alistamento militar neste ano. O processo é obrigatório e pode ser feito pela internet (www.alistamento.eb.mil.br) ou junta militar (Avenida Daniel Luiz Guerbas, 509 – Cidade Nova). O órgão fica no prédio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). A junta militar funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 12h30 às 17h. Informações (18) 3691-3778.

Para se alistar, o candidato precisa de um documento original de identidade, CPF e comprovante de residência. O jovem que preferir fazer o alistamento online deverá comparecer à junta para validar o processo. O cidadão que não fazer o alistamento ficará sujeito a multa, será impedido de tirar passaporte, de ingressar no serviço público, de requerer carteira profissional e de fazer matrícula no ensino superior, além de não conseguir fazer o CPF (no caso se o cidadão não fez esses documentos antes de completar 18 anos).

O Alistamento Militar é feito na hora, já o Certificado de Dispensa de Incorporação e Atestado de Desobrigação demoram em média 15 dias para ficar pronto. Esses documentos são emitidos na Junta de Serviço Militar e enviados para o Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM), em Bauru, para assinatura digital do delegado. O jovem tem até 90 dias para retirar o documento, após a data, é incinerado.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 03-06-2020