Governo do Município inicia obras para construção de anel viário

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Governo do Município, em parceria com usinas da região, deu início nesta quarta-feira (3), as obras para a construção do anel viário, em Buritama, com o objetivo de reduzir o tempo nos trajetos e melhorar a circulação nas vias. A meta é desviar os caminhões que transportam cana de açúcar para evitar prejuízos na pavimentação e danos na fiação elétrica urbana.

Serão 8 quilômetros de estradas para a circulação dos veículos. O anel viário irá ligar a avenida Daniel Luiz Guerbas (saída para Zacarias) a estrada rural Dr. Carlos Francisco Alves (saída para Turiúba). As obras estão sendo liberadas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e para evitar danos ao meio ambiente, o município fará a compensação de plantio de aproximadamente 1,3 mil mudas de árvores. O Executivo enfatizou que deve investir cerca de R$ 400 mil, com as desapropriações das terras e documentação.

Inicialmente, o Governo do Município tentou a desapropriação das áreas envolvidas no anel viário, de forma amigável, no entanto, para algumas áreas foi necessário o ajuizamento de ações judiciais específicas para obter a posse das áreas para a execução do projeto. A administração reiterou a parceria com as usinas sucroalcooleiras da região que trabalham na execução das obras. O anel viário passará pelas propriedades rurais e contará com sinalização adequada para o tráfego.

“O primeiro passo foi delimitar o local que será construído o anel viário. As obras irão facilitar muito a logística de escoamento de produção, principalmente a circulação dos caminhões que transportam cana de açúcar. As empresas terão mais facilidade para levar a produção para outros municípios. Outro ponto importante é a diminuição do fluxo de veículos pesados dentro do município”, comentou a engenheira Márcia Martins, do Departamento de Engenharia, Obras e Serviços.

Para o Governo do Município, o anel viário busca atender às necessidades atuais e futuras de mobilidade urbana de Buritama. Segundo o Executivo, foi feito um planejamento em parceria com empresas privadas, em consonância com as políticas ambientais, de uso e ocupação do solo, de desenvolvimento econômico e de gestão de mobilidade.

De acordo com a administração, a expectativa é que as obras terminem até o final deste ano. Com o anel viário o município terá um trânsito modificado para melhor, com segurança, alterando o ir e vir das pessoas, além de evitar danos em ruas, avenidas e até mesmo em imóveis particulares como já ocorreu, devido ao tráfego de veículos pesados.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 05-06-2020

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”16217,16218,16219″ img_size=”full” title=”Anel viário”][/vc_column][/vc_row]