Máscaras contra o coronavírus: seu uso pode diminuir o contágio

O uso de máscaras se tornou um importante aliado para o combate à Covid-19 e ajuda a diminuir o contágio para o novo coronavírus. A recomendação também já foi feita pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS). É uma medida simples e deve ser aplicado pelos moradores no dia a dia.

Um experimento de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) demonstrou a eficácia do uso de máscara e do distanciamento social. Cientistas fizeram uma simulação onde foi possível observar como a proteção consegue ser eficaz nas pessoas em situações cotidianas.

Segundo o diretor de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, a recomendação é que todos usem máscaras. “É muito importante o uso do equipamento em todos os ambientes, além da higienização das mãos e de evitar aglomerações”, explicou Paiva ao salientar que neste momento a principal alternativa para evitar o contágio ainda é ficar em casa.

O diretor reforçou que as máscaras diminuem o contágio pelo novo coronavírus. “Seu uso é fundamental. Toda vez que pensamos em proteção, principalmente, neste momento, precisamos usar todas as alternativas para enfrentar a pandemia”, concluiu ao dizer que o ideal é que todos usem máscaras.

HIGIENIZAÇÃO

O uso de máscaras caseiras passou a ser recomendado pelo Ministério da Saúde à população em geral. Mas você sabe como usar e higienizar essa proteção? O primeiro passo é evitar o contato das mãos com a parte da frente da máscara. Além disso, ela deve ser usada por, no máximo, duas horas.

Para a higienização, o morador deve colocar a máscara em uma bacia com meio litro de água e duas colheres de água sanitária. Depois de meia hora, ela deve ser enxugada com água e sabão. Depois de seca, é preciso passar com ferro quente.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 06-07-2020