A pandemia do novo coronavírus tem feito vítimas por todo Brasil. Enquanto cientistas correm contra o tempo para desenvolver a vacina e a cura para a Covid-19, a prevenção é o único meio para evitar a transmissão e contágio, que se dão de forma rápida. Sem conscientização, os números, em Buritama, podem aumentar a cada dia.
Os moradores precisam manter em seus hábitos diários as recomendações do distanciamento social e higiene como forma prevenção. É importante se perguntar qual o valor de uma vida e como pode contribuir para diminuir os casos no município. Buritama, até o momento, já registrou 62 casos positivos e 4 óbitos; dados de ontem (7).
De acordo com o diretor de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, a conscientização sobre prevenção é a melhor alternativa para evitar o aumento diário dos casos de coronavírus. “Cada morador deve entender que este vírus somente será vencido se cada um fazer a sua parte e buscar a parceria de familiares, amigos e vizinhos”, ressaltou.
Para o diretor, é necessário manter o distanciamento social, higienizar as mãos com água e sabão com frequência, usar máscaras e álcool em gel. “As pessoas também precisam sair de suas casas somente quando for necessário. Não estamos de férias e é responsabilidade de cada um contribuir com o bem-estar do próximo”, diz Paiva.
Edilson comentou que o Governo do Município busca trabalhar em vários aspectos como reforçar a prevenção e oferecer um tratamento aos casos positivos diagnosticados na cidade. “Para nos ajudar é simples: fique em casa. Peço que cada um faça sua parte e mostre a importância de se cuidar. Vidas importam”, concluiu Paiva.
PROTEÇÃO
Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool em gel 70% principalmente após tossir ou espirrar; depois de cuidar de pessoas doentes; antes e depois de comer e após ir ao banheiro.
AO TOSSIR OU ESPIRRAR
- Cubra a boca e o nariz. Evite usar as mãos. E, se usar, lembre-se de lavar bem com água e sabão;
- Se usar um lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos;
- Use, preferencialmente, lenços descartáveis.
PREVINA-SE
- Evite ficar em contato próximo a pessoas com febre e tosse;
- Procure um serviço médico se apresentar sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar.
- Usar máscaras caseiras diariamente.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Publicação: 08-07-2020