Como posso contribuir para reduzir os números de Covid-19?

Cientistas em todo o mundo correm contra o tempo para encontrar um tratamento eficaz contra a Covid-19, além da produção de uma vacina para diminuir a contaminação pela doença. Os números já ultrapassaram mais de meio milhão de óbitos pelo mundo. Para evitar o registro de novos casos, a melhor alternativa é a prevenção.

É preciso levar em consideração as medidas de isolamento social, o uso diário de máscaras caseiras, a higienização das mãos com água e sabão, álcool em gel 70% e o distanciamento de 2 metros, caso seja necessário a locomoção pela cidade. A prevenção deve estar acima dos riscos ao sair de casa. À medida que as pessoas saem às ruas, elas estarão expostas ao ‘inimigo invisível’, o qual já vitimou 4 moradores em Buritama.

De acordo com o diretor de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, o Governo do Município desenvolve ações para evitar o aumento de casos na cidade. “Em Buritama, já contamos com dois respiradores para atendimento de casos mais graves até a transferência para centros regionais, além da disponibilidade de testes e rastreamento de pacientes para evitar a transmissão comunitária”, enfatizou o diretor.

Edilson salientou que a população também é um agente e deve assumir coparticipação no combate ao coronavírus. “Existes dois fatores que influenciam o risco de sairmos às ruas neste momento, o de ser infectado e, possivelmente, em desenvolver a forma mais grave da doença ou até mesmo morrer. Portanto, o coronavírus capta qualquer fragilidade em nosso corpo, é como embutir um risco extra em um curto espaço de tempo”, concluiu Paiva.

Em Buritama, A UBS (Unidade de Saúde) ‘Nicola Lavechia’ atende moradores com sintomas respiratórios, podendo ou não estar com coronavírus. A UBS ‘Jaime Pinto Cunha’ recebe indivíduos com sintomas leves e outras doenças. O diretor acrescentou que neste local poderá chegar um paciente sintomático respiratório que será atendido, mas seu tratamento e acompanhamento será na UBS Nicola Lavechia, destinada para esse propósito.

Texto e arte: Assessoria de Imprensa

Publicação: 15-07-2020