A prevenção contra a transmissão do novo coronavírus exige cuidados simples no dia a dia, como a forma correta de lavar as mãos, por exemplo. Caso ainda não saiba, algumas medidas podem evitar o aumento dos casos no Estado de São Paulo. Lavar as mãos de modo contínuo é uma das principais formas de prevenção e lembre-se que ficar em casa também contribui para evitar a contaminação pelo Covid-19.
Há outras medidas para serem feitas diariamente? A resposta é afirmativa. Os moradores devem usar álcool em gel 70% para limpar as mãos antes de encostar nos olhos, boca e nariz; evitar aglomerações; usar máscara caseira (é importante a substituição após, no máximo, 3 horas de uso); manter a distância de 2 metros das pessoas (caso necessite sair de sua residência); evitar cumprimentar com aperto de mãos, beijo no rosto ou abraços. É recomendável também limpar superfícies de moveis com desinfetantes.
Caso apresente febre, tosse, dor de garanta e dificuldade para respirar, o morador deve procurar a central Covid-19, localizada na rua Barão do Rio Branco, 639 B – Centro – próximo ao Departamento de Saúde, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Após este horário ou nos finais de semana, o atendimento acontece na Santa Casa de Buritama.
Aprenda e informe familiares, amigos e vizinhos
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Fique em casa.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Publicação: 21-07-2020