Os moradores precisam reforçar novos hábitos para proteger a saúde e evitar a transmissão de vírus. São medidas simples, mas é muito importante ser aplicadas em casa, no trabalho e nos estabelecimentos comerciais. Em Buritama, já foram confirmados 179 casos positivos, com 149 pessoas curadas, 20 em isolamento domiciliar e nove óbitos já foram registrados. Os dados são do boletim epidemiológico divulgados ontem (13).
A lição básica para se proteger já foi explorada pelos meios de comunicação, no entanto, vale a pena repetir: lavar as mãos é um ato simples que ganha ainda mais valor na prevenção contra o coronavírus. Este roteiro deve se repetir ao longo do dia. É importante também incentivar familiares, amigos e vizinhos, para aderir ao ‘novo normal’.
Segundo informações no Ministério da Saúde, é importante lavar as mãos inúmeras vezes durante o dia. Quando não for possível, utilizar álcool em gel para fazer a higienização. Quem está doente, precisa redobrar os cuidados, para evitar a transmissão do coronavírus.
Conforme a Secretaria de Saúde de São Paulo, os cuidados básicos são fundamentais para evitar novos casos no Estado. Lavar as mãos com frequência, evitar aglomerações, usar a máscara caseira em todos os ambientes, são medidas simples que podem salvar vidas. Outro ponto importante é manter equipamentos higienizados como o telefone celular.
PROTEÇÃO
Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool em gel 70% principalmente após tossir ou espirrar; depois de cuidar de pessoas doentes; antes e depois de comer e após ir ao banheiro.
AO TOSSIR OU ESPIRRAR
- Evite usar as mãos. E, se usar, lembre-se de lavar bem com água e sabão;
- Se usar um lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos;
- Use, preferencialmente, lenços descartáveis.
PREVINA-SE
- Evite ficar em contato próximo a pessoas com febre e tosse;
- Procure um serviço médico se apresentar sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar;
- Usar máscaras caseiras diariamente.
Texto e arte: Assessoria de Imprensa
Publicação: 14-08-2020