COMDEMA promove visitas monitoradas à nascente “Modelo” de Buritama

No dia 05 de Maio, o Interlocutor do Programa Município Verde Azul, Wilton Rosalino Borges, que é também o presidente do COMDEMA – Conselho de Defesa do Meio Ambiente do Município de Buritama, fez visita monitorada, juntamente com a química da autarquia municipal – SAAEMB, Letícia Souza Possani, também membro do COMDEMA, a uma nascente localizada na ETA central do município que é preservada pelo departamento de água.

A química conseguiu demonstrar ao Interlocutor, que busca também conquistar o Título de Estância Turística para a cidade de Buritama, sobre a importância da proteção das nascentes e cursos d’água locais.

Nosso município é cercado por lagos e rios, o que atrai muitos turistas ao local. A preservação das nascentes é de grande importância. A busca para ações de preservação passa por ações integradas do poder público e da sociedade civil. A conscientização da população é um ato indispensável, despertando na população a percepção do alto custo demandado para que a água que chega a nossas casas esteja limpa, cristalina e potável.

Essa consciência deve ser estimulada desde cedo nos lares e nas escolas, criando uma condição permanente de segurança ambiental, e a preservação das nascentes locais, com o intuito de estimular o uso sustentável e racional da água e a conservação das reservas de água.

A Nascente Modelo é aberta para visitação diariamente, no período das 7h às 17h. O local é administrado em parceria com o SAAEMB – Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Buritama e é frequentemente visitado por moradores locais, escolas e população em geral.

DATA DA PUBLICAÇÃO: 29/06/2021