COMDEMA realiza plantio de árvores

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), realizou na terça-feira (17), na escola Maria do Carmo Cunha Guerbas, o plantio de cinco mudas de Oiti, com o objetivo de atender ao cronograma previsto no decreto municipal 4.390 de 10 de agosto de 2020. O documento determina arborização nos espaços e locais públicos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população, além de incentivar a conscientização das crianças para a preservação do meio ambiente. Outro local beneficiado com o plantio de árvores foi a Associação Comercial de Buritama.

Segundo o integrante do COMDEMA, Giancarlo Sanches Mestriner, a meta é atender a diretiva de arborização urbana do Programa Município VerdeAzul e do decreto municipal. O objetivo é sensibilizar a população para os cuidados com as questões ambientais, bem como repor a vegetação em locais públicos.

“Essa ação representa um grande incentivo de proteção ambiental e um pequeno passo dentro do programa Município VerdeAzul dentre os trabalhos que teremos que realizar para conquistar o selo”, comentou Mestriner ao salientar que novas ações serão programadas para os próximos meses. “A preservação contribui para a melhora do clima, fauna, valor ecológico e da qualidade do ar na cidade”, frisou.

Para Giancarlo, o engajamento das crianças é um fator primordial na conscientização das pessoas. “Eu acredito que as crianças vão estar regando as árvores, efetivamente, colocando a mão na massa, eles vão comentar com os pais e são elas nosso principal elo para mudar as questões relacionadas a proteção e preservação do meio ambiente”, frisou ao acrescentar que “plantar uma árvore possibilita mais condições de sombreamento para as pessoas, auxilia no combate do aquecimento global e conseguimos deixar a cidade mais bonita”, afirmou.

Participaram da ação três representantes do COMDEMA: Wilton Rosalino Borges (presidente), Giancarlo Sanches Mestriner (vice-presidente) e Letícia Souza Possani (secretária).

Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

O programa atende os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 3, 4, 13 e 15.