Estudar com prevenção é uma das metas da rede municipal de ensino

As aulas já voltaram na rede municipal de ensino de Buritama e os pais têm a opção de inserir seu filho na sala de aula ou continuar com conteúdo online. Entre as ações estão o uso de álcool e verificação da temperatura, além do uso obrigatório da máscara para estudantes e funcionários durante todo o período nas unidades escolares.

Para ajudar no distanciamento, os locais de uso compartilhado contam com adesivos para evitar a aglomeração. Nas salas de aula, as mesas de estudos foram realocadas para aumentar a distância entre os alunos.

As aulas presenciais iniciaram com limite de alunos de acordo com o decreto 4.481, de 30 de abril de 2021, seguindo as orientações e protocolo de segurança contra a Covid-19. A meta é garantir o aprendizado e manutenção da segurança física das crianças.

Segundo a diretora da Educação, Vania Frazatti Gambera Dias, o retorno ao sistema presencial nas escolas de ensino fundamental, infantil e creches é opcional. “Enquanto durar o período de emergência os pais podem fazer a escolha em manter a criança em casa ou na sala de aula”, disse.

A diretora da escola Odete Feroldi, Patrícia Passarine de Jesus Bearari, explicou que os funcionários se organizaram para atender com segurança, seguindo as orientações e protocolos. “As crianças são acolhidas no portão pelos funcionários e na entrada são orientadas a passar álcool e aferição da temperatura”, explicou.

De acordo com Patrícia, os professores planejam as atividades, presencial e remota, em função do retorno parcial escalonado dos estudantes no ambiente escolar e elaboram um planejamento que atendam os objetivos de aprendizagem. “É priorizado a vivência de experiências pelas crianças, realizando atividades interacionais e lúdicas, fortalecendo sempre o vínculo sócio afetivo”, concluiu.

Essa ação atende os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº: 01,02, 03, 04, 10 e 16.