O Governo do Município de Buritama recebeu hoje (26), integrantes do programa Tietê Vivo para elaboração de novas ações de turismo na região de Araçatuba. O grupo debateu sobre a importância de manter ativo o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e a criação de projetos ligados a Instância de Governança Regional (IGR) para captação de recursos do governo federal e estadual.
O objetivo é fortalecer as atrações turísticas disponibilizadas pelos municípios para consolidar como destino para moradores do litoral, região metropolitana, capital e outros estados. Uma das metas é ampliar a regionalização dos roteiros para garantir novos investimentos e o desenvolvimento regional que atraia mais turistas.
Segundo o diretor de Cultura e Turismo, Wilton Rosalino Borges, a atuação regional é importante para melhorar a qualidade e competitividade das atrações. “A regionalização é um processo importante para consolidação dos atrativos oferecidos pelos municípios e a sensibilização é o primeiro passo para a constituição da governança, além de gerar parceria entre as cidades”, enfatizou.
Borges comentou também que o processo de regionalização do turismo deve ser visto sob a ótica dos desafios que envolve a integração e a cooperação entre os municípios da região. “É importante compreender as características das cidades e melhorar suas fragilidades voltadas ao desenvolvimento turístico, a fim de garantir a organização e a construção de instrumentos para a gestão compartilhada, de forma que as ações ajudem no desenvolvimento da atividade turística regional”, explicou.
Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o turismo é uma das principais áreas de investimento. “Sabemos do potencial turístico de Buritama e estamos trabalhando para ampliar as opções de lazer e melhorar as atividades já oferecidas, além disso, é fundamental também criar um roteiro regional, com isso, as cidades se fortalecem em seu desenvolvimento”, contou o prefeito.
Participaram representantes de Buritama, Araçatuba, Barbosa, Birigui, Braúna, Gastão Vidigal, Lourdes, Monções, Penápolis, Piacatu, Santo Antônio do Aracanguá, Zacarias, Brejo Alegre, Planalto, Turiúba e Santópolis do Aguapeí.
Essa ação atende as Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nº 01, 03, 04, 06, 08, 10, 11, 14 e 15.