Parceria viabiliza descarte correto de pneus em Buritama

O município de Buritama criou o Ecoponto para depósito de pneus velhos e sem condições de uso por parte dos motoristas. O local fica no Distrito Industrial e o objetivo é diminuir a incidência de pneus descartados nas vias públicas, terrenos baldios e aterro sanitário municipal. O espaço é importante e contribuir para as ações do Município VerdeAzul que são desenvolvidas na cidade.

De acordo com o agente de saneamento da Divisão das Vigilâncias, Luiz Carlos Dias, a implementação do Ecoponto ocorreu em 2010, em uma parceria entre o município com o empresário José Euzébio de Oliveira. O local recebe, acondiciona e destina gratuitamente e de maneira correta pneus e câmaras.

“O Ecoponto recebe pneus de borracharias, bicicletarias, oficinas de motos e de nosso município e de municípios vizinhos. A entrega acontece com o material seco, para que o objeto não se transforme em criadouro do mosquito Aedes aegypti”, afirmou Dias.

Os produtos ficam armazenados até atingir cerca de 1 carga de um caminhão grande, que são coletados e reciclados pela empresa Reciclanip, no qual dão destino adequado ao material recolhido. A retirada acontece em uma data agendada, podendo variar de acordo com a demanda, sem gerar ônus ao município.

Dias lembrou que a Vigilância Sanitária vistoria periodicamente os pneus depositados no local, onde são verificados se há acúmulo de água. “As medidas preventivas são importantes para evitar focos do mosquito Aedes, causador da dengue, chikungunya e zika vírus”, explicou.

Para o diretor de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, o projeto visa à prevenção e o combate à degradação do meio ambiente. “O ecoponto preserva a natureza e ajuda na conscientização da população sobre o descarte correto de pneus. Outro ponto importante é que a retirada destes objetos contribui para evitar o surgimento de criadouros do Aedes aegypti”, finalizou o diretor.

O Ecoponto fica na rua Pedro Cícero da Silva, s/nº, no bairro Distrito Industrial. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e atende também as cidades de Zacarias, Planalto e Lourdes.

MEIO AMBIENTE

O Ecoponto é um projeto importante e contribui com as ações voltadas ao meio ambiente. Em Buritama, o Departamento de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) desenvolvem atividades para conscientizar a população sobre a necessidade da preservação da natureza.

Segundo o interlocutor do programa Município VerdeAzul, Wilton Rosalino Borges, o ecoponto é importante para o meio ambiente, como para o turismo sustentável na cidade. Para ele, além dos danos causados pelo descarte irregular, os pneus podem acumular água, fator preponderante para aparecer focos do mosquito Aedes aegypti.

“Quando os pneus são descartados de forma inadequada, o poder público precisa usar de recursos para tirar os objetos para não prejudicar o meio ambiente, no entanto, ao conscientizar o morador em descartar os pneus no Ecoponto, o produto poderá ser reciclado e evitará causar danos ao ecossistema”, finalizou Borges ao dizer que é proibido descartar pneus em aterros sanitários.

Os pneus reciclados são transformados em massa de asfalto, fonte de combustível alternativo, tapetes de automóveis, pisos de quadra poliesportiva e produtos derivados da borracha.

Essa ação atende as Objetivos de Desenvolvimento Sustentável n: 03, 08, 10, 11, 14 e 15.