O Governo do Município de Buritama e Departamento Municipal de Saúde de Buritama, juntamente das Equipes da Divisão de Vigilâncias, vem realizando um trabalho árduo para indicar os bairros mais preocupantes de espalhamento dos mosquitos transmissores da Dengue, Chicungunya, Zika Vírus, Leishmaniose e os Escorpiões. É muito comum nesse período de calor e chuvas a “visita” desses invasores e os cuidados devem ser redobrados para a segurança de todos em sua residência e também a população.
Entre os dias 16 e 17 de fevereiro as equipes da Divisão de Vigilância notificaram um total de 48 imóveis irregulares e com perigo de contaminação de Dengue ou Leishmaniose, com isso indicaram tampar bem a caixa de água, trocar a água de animais de estimação ao menos três vezes por semana, não deixar lixo jogado, limpar calhas de água, limpar piscinas, manter quintais e terrenos limpos, ensacar as fezes de animais e manter os animais bem tratados, vacinados e em ambiente limpo, são esses os cuidados necessários para evitar o mosquito transmissor.
Além dos mosquitos, a Divisão de Vigilância realiza um trabalho de busca e captura dos escorpiões há 5 anos. Um total de 172 acidentes com escorpiões ocorreu no ano de 2021, sendo 98 casos notificados na cidade, 71 registros em propriedades rurais e 3 ocorrências em cidades da microrregião de Buritama. A inspeção é realizada diariamente nos locais que foram registrados acidentes com o animal, em locais de maior incidência uma esquipe treinada realiza o trabalho usando todos os equipamentos necessários, para a captura noturna é utilizado luz ultravioleta, pinças e luvas.
É necessário ter cuidado e realizar todos as medidas indicadas colocando telas em ralos nas áreas internas e externas, vedar frestas nas paredes, janelas, portas e pisos, rebocar paredes e muros, retirar entulhos acumulados, providenciar limpeza de terrenos, jardins e quintais e por fim controlar a presença de barata, aranhas e grilos, pois são deles que se alimentam o animal peçonhento, pela noite. A orientação para o morador caso seja picado é dirigir-se imediatamente ao atendimento médico.