Buritama recebe produtores de cana-de-açúcar para encontro técnico

No dia 22 de março aconteceu em nosso município o 1° Encontro Técnico de Buritama e Região dos Produtores de Cana. No evento recebemos um público excelente de produtores de cana e pudemos contar com a presença do Prefeito Municipal Rodrigo Zacarias juntamente do Vice Luciano César Batista, representando os vereadores tivemos a presença do Presidente Municipal da Câmara Municipal Carlos Alberto do Santos e por fim o Diretor Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Giancarlo Sanches Mestriner.

Com o cenário desafiador para a cultura de cana de açúcar e a realidade de escassez hídrica e elevação dos custos operacionais cada vez pior, o evento abordou assuntos relacionados ao manejo de variedades de cana desenvolvido pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) como,  indicadores operacionais e ambientais denominados terceiro eixo que possibilitam alcançar produtividades na ordem dos três dígitos por hectare, alinhamento na construção do ambiente produtivo adequado promovido pelo uso racional e técnico de fertilizantes, bioestimulantes, produtos biológicos no controle e manejo integrado de pragas e doenças, preparo de solo e correção, monitoramento de falhas do plantio, acompanhamento detalhado do plantio e da colheita, bem como as inovações com uso do VANT (drones).

Com a aplicação de técnicas e sistemas adequados pode-se otimizar e intensificar o uso e manejo das áreas agrícolas, mitigando os riscos de eventos climáticos, de solos, condições de mercado, mantendo e gerando rendimentos agrícolas e financeiros para os canavicultores. O evento teve o apoio do Governo Municipal de Buritama, do IAC – Instituto Agronômico de Campinas e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e foi organizado pelos engenheiros agrônomos Gustavo Costa Figueiredo da empresa Agrovida e Fábio L. Ferreira Dias do IAC e a engenheira florestal Eloá Cabrera.