O Governo do Município, por meio do antigo Departamento de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, atualmente, Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, criou em janeiro de 2022, ecopontos para entrega de pilhas e baterias. É possível encontrar o material em celulares, controles remotos, brinquedos e eletrodomésticos, por ser um objeto usado diariamente, apesar de parecer inofensivo, pode causar riscos à saúde e ao meio ambiente.
O lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, acaba indo para aterros sanitários comuns, podendo contaminar o solo, alimentos e o lençol freático, já que contém metais pesados em sua composição como chumbo, cádmio, entre outros que podem vir a causar ao ser humano câncer, anemia e problemas neurológicos.
De acordo com o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Giancarlo Sanches Mestriner, o descarte incorreto é prejudicial ao meio ambiente e também representa um desperdício. Ao serem reciclados, eles podem ser reutilizados como matéria-prima na indústria.
“Temos como objetivo a parceria entre poder público, empresas privadas e sociedade civil. A união é o melhor meio para preservar o planeta e uma das ações é entregar pilhas e baterias que não são mais utilizados nos locais criados pelo município. É importante que todos se conscientizem, pois, toda a população é beneficiada”, comentou Giancarlo.
Segundo o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, os espaços criados buscam oferecer a população, a possibilidade do descarte correto e evitar que o material seja jogado em local inapropriado. Para ele, o recolhimento é uma oportunidade para reduzir o lixo na cidade.
“Com o destino adequado e o trabalho de reciclagem e reutilização, os materiais podem gerar insumos e utilizados em indústria de vidros, tintas, cerâmicas, entre outras, além da fabricação de novas baterias”, comentou o prefeito Rodrigo ao concluir que pequenas ações podem contribuir para a preservação do meio ambiente.
Para ajudar a população a fazer a destinação correta foram espalhados recipientes em pontos estratégicos como Prefeitura Municipal, Departamento de Saúde, Centro Cultural, UBS Jaime Pinto Cunha, UBS Nicola Lavechia, Almoxarifado, Fundo Social de Solidariedade, Casa da Agricultura e Lotérica Vitória para a entrega de pilhas e baterias.
Os resíduos depositados no ponto de recebimento serão coletados pela empresa Green Eletron, com sede em São Paulo, para a logística reversa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3691-9200.
Publicação: 14-03-2023 – às 09h55