Projeto ‘Quem sou eu?’ incentiva crianças a desenvolver a empatia no Livramento

Alguma vez na vida você já deve ter feito a seguinte pergunta: ‘Quem sou eu?’. Uma questão que para responder é preciso desapegar das vaidades e fazer uma análise da nossa personalidade. Diante dessa percepção, a professora Viviane Maria Batista, da escola municipal do Livramento, criou um projeto para trabalhar em seus alunos conceitos de empatia e respeito ao próximo.

A atividade foi elaborada em sala de aula e os alunos ajudaram na montagem dos totens. Para trabalhar o olhar crítico, foram inseridas fotos dos pequenos e a cada movimento é possível construir uma nova imagem e com características diferentes. De forma lúdica e divertida, ajuda a despertar o protagonismo e estimula o raciocínio crítico.

Segundo a professora Viviane, a ideia do projeto surgiu da necessidade de contextualizar as disciplinas que de maneira diferente abordavam a temática. “Com o desenvolvimento do projeto pude captar informações que descreviam o modo como eles se viam e reconheciam”, comentou ao citar que conta com 19 alunos, entre 5 a 6 anos, do primeiro ano do ensino fundamental.

Ela explicou que o projeto trabalha questão como: identificação do nome, partes do corpo, estimular a oralidade, raciocínio e percepção de suas características físicas e emocionais, além de desenvolver a habilidade de escutar com atenção o outro.

“Acredito que apesar da pouca idade, existem assuntos que devem ser abordados de maneira sutil e apropriada, mesmo o foco do projeto ser a alfabetização, podemos fazer rodas de conversas sobre discriminação e empatia. Aos poucos, vamos conseguindo plantar uma semente na cabecinha deles, de que no mundo apesar das diferenças, que existem entre as pessoas, somos todos iguais em direitos e deveres”, disse Viviane.

Para a diretora da escola, Eliana Aparecida Gomes, a iniciativa do projeto tem como objetivo estimular as crianças a se empoderarem, além de combater o preconceito no ambiente escolar. “Durante o ano letivo haverá outros projetos e atividades para desenvolver as habilidades cognitivas e as competências socioemocionais”, concluiu.

Publicação: 16-03-2023 – às 13h50