Governador Tarcísio assina contrato para retomar as obras de ampliação do canal da Usina Hidrelétrica de Buritama

O Governador Tarcísio de Freitas assinou na sexta-feira (17), ao lado do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos e do vice-prefeito Luciano Cesar Batista, o contrato para a retomada das obras de ampliação do canal de navegação da Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava na Hidrovia Tietê-Paraná, em Buritama, na região noroeste do estado.

No total, serão retirados 552 mil metros cúbicos de rochas, o que permitirá manter as condições de navegabilidade na hidrovia, mesmo em períodos de estiagem. Entre 2014 e 2015 e 2020 e 2021, a navegação foi interrompida por 20 meses e sete meses, respectivamente, devido ao nível baixo das águas.

Nos próximos três anos, estão previstos investimentos de cerca de R$ 300 milhões no projeto, com geração de 1,4 mil empregos diretos e indiretos. Com total de 2,4 mil quilômetros navegáveis, a Hidrovia Tietê-Paraná atende, sobretudo, o transporte da produção agrícola até o Porto de Santos.

A obra vai permitir aprofundamento do canal em 3,5 metros, com largura de 60 metros, ao longo de 16 quilômetros de extensão. Além de melhorar a navegabilidade, permitirá maior flexibilidade na operação das Usinas Hidrelétricas de Três Irmãos e Ilha Solteira, eliminando eventuais conflitos entre navegação e geração de energia.

De acordo com o governo estadual, o processo de derrocamento do pedral – fragmentação da rocha por explosão – estava paralisado desde 2019, e as obras serão retomadas neste ano. Com 30 terminais intermodais para carga e descarga de produtos, a via fluvial conecta os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e São Paulo.

“O governo estadual está de portas abertas aos prefeitos. Vai caminhar junto com os prefeitos. Vai estender as mãos, vai liberar os convênios e manter os que estão em andamento. Vai procurar novas formas de ajudar os municípios e levar políticas públicas de qualidade às prefeituras”, disse o governador Tarcísio.

O governador comentou ainda que o estado de São Paulo precisa explodir economicamente. “Precisamos aproveitar nosso potencial de navegação da hidrovia Tietê-Paraná. É justamente isso que estamos fazendo aqui [Buritama]. Aproveitando esse potencial, vamos colocar a hidrovia para funcionar de forma perene, para trazer mais cargas e mais empresas para usar a hidrovia. Com essa obra de 552 mil metros cúbicos, iremos garantir a prioridade na operação da hidrovia. Isso significa transporte mais barato e transporte mais sustentável”, finalizou Tarcísio.

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, frisou sobre o caráter sustentável do transporte hidroviário, já que há menos emissão de poluentes – 20 milhões de toneladas de dióxido de carbono a menos ao ano – e custo de transporte reduzido.

“Para se ter uma ideia, a distância percorrida, transportando uma tonelada de carga com um litro de combustível, é de 25 quilômetros pelo modo rodoviário, 85 quilômetros pelo ferroviário e 220 quilômetros pela hidrovia”, argumentou a secretária.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, as obras irão garantir um melhor funcionamento da Hidrovia Tietê-Paraná ao longo do ano. “Será ampliado à capacidade de transporte de carga, o que permitirá escoar a produção até em períodos de escassez de chuva. É um investimento importante, permitindo o transporte pela hidrovia da soja, celulose e madeira”, comentou.

O vice-prefeito Luciano disse que a retomada das obras é importante para o escoamento da produção agrícola. “Com investimento, será possível melhorar a navegação, bem como o transporte de cargas. Sabemos que toda melhoria é de fundamental importância para garantir que os serviços sejam oferecidos com qualidade, sem causar prejuízos a comunidade ao entorno e a geração de empregos”, disse.

Participaram do evento a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Cardinale Branco, os deputados estaduais, Carlão Pignatari e Tomé Abduch, prefeitos e vereadores de toda a região de Araçatuba.

Publicação: 17-03-2023 – às 17h30