Dia Mundial da Água busca conscientizar crianças sobre a necessidade de preservação

22 de março não pode ser como outro qualquer. Nesta data é comemorado o Dia Mundial da Água. A celebração foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1922 com o propósito de alertar a população do mundo sobre a necessidade de preservar esta fonte de vida do planeta Terra.

A preocupação com os recursos hídricos é evidenciada neste dia simbólico, porém deveria fazer parte do dia a dia das pessoas, já que a água está presente em quase todos os momentos de nossa vida, seja para higiene pessoal, consumo, preparo de alimentos, transporte, ou ainda gerar energia.

O fato da água ser “comum” à vida de boa parte da população faz com que o valor e a importância deste bem natural sejam deixados de lado ou simplesmente se tornem esquecidos por todos. Infelizmente a realidade é que o cuidado vem tardio, como forma de desespero quando é decretado, por exemplo, uma situação de crise hídrica ou escassez.

Em Buritama, alunos da escola Maria do Carmo, participaram de palestra com a química do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB), Letícia Souza Possani, sobre a importância da preservação da água. Nesse ano, o tema escolhido foi “Acelerando a mudança”, tendo como intuito reunir esforços e incentivar novas formas de uso, consumo e gerenciamento da água em nossas vidas.

“A principal forma para evitar o desperdício e preservar a principal fonte natural da vida na Terra é a conscientização, ela deve iniciar nos primeiros anos de vida, além disso, buscamos uma parceria com as crianças para que se transformem em multiplicadores das ações de preservação ambiental”, comentou.

Para Letícia, educar as novas gerações é o meio necessário e mais eficaz para superar barreira e garantir qualidade de vida para toda a população. “Não é somente no dia 22 de março que devemos falar sobre preservação da água, mas em todos os dias do ano, pois precisamos tomar atitudes em nosso dia a dia que possam contribuir para evitar o desperdício”, explicou a química.

Ela sugeriu pequenas atitudes como: não jogar lixo nos rios e lagos, economizar água nas atividades cotidianas como banhos, escovar os dentes, lavar a louça. Frisou também sobre a necessidade de reutilizar a água da máquina de lavar e até colocar baldes em dias de chuva para utilizar depois na limpeza de varanda.

DICAS PARA DIMINUIR O CONSUMO DE ÁGUA

Publicação: 22-03-2023 – às 16h50