Governo do Município de Buritama participa de capacitação sobre novas tecnologias e videomonitoramento

Os funcionários Marcos Antônio Zanelli e Fausto Takashi Watanabe, do Centro de Processamento de Dados, do Governo do Município de Buritama, participaram na quarta-feira (22), de capacitação em São Paulo, na sede da fabricante Dahua Tecnology Brasil, com objetivo de conhecer as novas tecnologias de videomonitoramento e implantá-las na cidade.

Durante o treinamento, foram apresentados câmera LPR de alta e baixa velocidade que pode fotografar veículos em movimento. Todo investimento será inserido na central de monitoramento criada em 2020. O município já conta com 156 câmeras em ruas e avenidas e em pontos estratégicos, além de 6 câmeras para leitura de placas.

Segundo o gestor do Centro de Videomonitoramento, Marcos Antônio Zanelli, as câmeras tornam-se um inibidor de infrações. Ele explicou que o sistema foi criado com o propósito de monitorar por imagens as vias e prédios públicos, compreendendo logradouros, áreas, ambientes, veículos, equipamentos e eventos públicos no município.

“Todo investimento em monitoramento gera benefícios à população, pois além de trabalhar na educação, poderá contribuir para a segurança preventiva e investigativa”, comentou ao salientar que estão programadas novas instalações de câmeras pela cidade, inclusive no parque turístico João Simão Garcia (prainha).

De acordo com o prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o Governo do Município investe na prevenção contra crimes e danos ao patrimônio público. Ele comentou ainda que o município desenvolve programas com a Polícia Militar. “Contamos com uma central de videomonitoramento que dá suporte aos órgãos de segurança. Sem dúvida, é um aliado importante para manter a segurança na cidade”, concluiu o prefeito.

Detecta

O Governo do Município de Buritama firmou convênio, em 2019, com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, para a implantação do sistema ‘Detecta’. Foi instalado câmeras de monitoramento nas entradas da cidade para prevenção de crime e violência.

Todos os dados registrados vão para o banco de dados da Polícia Militar e Civil, Técnico-científica e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O sistema faz leitura automática de placas e de videomonitoramento real e gravada para integrar ao sistema ‘Detecta’.

As informações são acessadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e fornecem dados sobre relação de veículos roubados e furtados, além de identificação de placas de veículos envolvidos em crimes e de foragidos da Justiça.

Os dados do sistema só poderão ser visualizados por policiais ou responsáveis pelo planejamento de recursos da Segurança Pública. O município investe em monitoramento nos prédios públicos e nos eventos como Juninão, carnaval, réveillon, por exemplo.

Publicação: 29-03-2023 – às 16h48