Governo do Município instala 29 câmeras de monitoramento na prainha

O Governo do Município iniciou a instalação de câmeras no parque turístico João Simão Garcia. O local contará com uma central de videomonitoramento criada na guarida da Polícia Militar. Ao todo serão instalados 150 aparelhos espalhados por toda a orla da prainha. O objetivo é manter a segurança dos turistas e banhistas durante o descanso nas águas do rio Tietê.

Conforme o Governo do Município, o parque terá na entrada câmeras que farão leitura facial do turista. As imagens vão para o banco de dados integrado ao Detecta com acesso restrito aos órgãos de segurança estadual. A medida reforça o trabalho de segurança e as imagens serão transmitidas por 24 horas em alta resolução diretamente para o computador de acesso.

Segundo o gestor do Centro de Videomonitoramento, Marcos Antônio Zanelli, a transmissão das imagens é feita em tempo real, possibilita monitorar todo o espaço da prainha, já que as câmeras permitem o controle simultâneo de diversos pontos do parque, o que ajuda a atender mais rapidamente em caso de alguma ocorrência.

“As câmeras representam uma importante modernização no sistema de segurança na prainha, pois o local é o principal cartão postal turístico da cidade. Os novos equipamentos são de última geração, abrangem todos os setores e tem uma excelente resolução de imagens”, explicou Marcos.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o investimento poderá atrair mais frequentadores ao parque e fortalecer o potencial turístico de Buritama. Ele comentou ainda que o município criou em 2020, a central de monitoramento que, conta com 160 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade.

“As belezas espalhadas na prainha já oferecem um importante programa para quem deseja lazer e bem-estar, no entanto, é fundamental oferecer segurança, para quem sai de sua residência com a família em busca de descanso”, concluiu o prefeito ao dizer que o sistema de monitoramento faz parte das ações para fortalecer o turismo local.

A prainha está em reforma, após a liberação, os frequentadores poderão desfrutar de um espaço revitalizado, com quiosques novos, banheiros reformados e um novo foi construído para atender os portadores de necessidades especiais. Próximo a entrada do parque, os visitantes poderão conhecer um ponto da história da cidade ao visitar o monumento “Recanto das Águas”.

Publicação: 18-04-2023 – às 7h07