Revitalização deve aumentar o fluxo de turistas na prainha de Buritama

Moradores e turistas poderão aproveitar as horas de lazer e descanso em um local moderno e revitalizado. As férias e feriados prolongados poderão ser aproveitados na nova infraestrutura do parque turístico João Simão Garcia, prainha de Buritama que foi inaugurada em 1991.

O local, antes da pandemia de Covid-19, recebia em média 3 mil pessoas por semana e nos feriados prolongados girava em torno de 8 mil turistas. Com investimento na revitalização do parque, a principal atração turística da cidade, deve aumentar o fluxo de turistas na prainha e ranchos da cidade.

De acordo com o Departamento de Engenharia, Obras e Serviços Públicos, a prainha já conta com a construção de um novo banheiro com acessibilidade, reforma em dois banheiros, nova portaria, quiosques revitalizados com torneia, água e caixa de gordura. O local contará também com monitoramento de vídeo com a instalação de 150 câmeras por toda a orla da prainha e na entrada com leitor facial.

Conforme a diretora de Engenharia, Márcia Martins, as obras no local continuam com a compactação do solo para fixação do piso intertravado, guias de sarjeta e bocas de lobo, além do plantio de gramas. Ela comentou ainda que foram instaladas iluminação de led nos quiosques, avenida e campo de futebol.

“É um investimento importante que deve movimentar a cidade, os trabalhos são acompanhados de perto para que, após inaugurado, o local pode atender o turista e moradores de Buritama, da melhor forma possível, durante seu período de lazer e descanso”, comentou a diretora Márcia.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a revitalização melhora toda a infraestrutura da prainha. “Com a revitalização, o município poderá atrair mais turistas e até investidores, toda mudança irá beneficiar os moradores na geração de emprego e renda”, enfatizou o prefeito Rodrigo.

Para o diretor de Turismo, Wilton Rosalino Borges, o parque é o principal atrativo de lazer da cidade. “Sabemos que a revitalização contempla um anseio do Governo do Município para alcançar o selo de estância turística. É um investimento que pode atrair ainda mais turistas e ajudar o município a alcançar o título de estância turística”, afirmou o diretor.

PRAINHA

A prainha oferece um espaço de lazer e contato com a natureza, seja pelo ar puro ou pelas águas limpas do rio Tietê, com atendimento das 7h às 22h. Os turistas quando chegam ao município passam a conhecer o slogan “Buritama: quem conhece ama”.

Típica cidade do interior paulista, com cerca de 16,5 mil habitantes, está localizada na região Noroeste do Estado de São Paulo, a 543 quilômetros da capital. Com seu clima subtropical é ponto de encontro para quem busca lazer, descanso e ouvir o canto dos pássaros que fazem do município seu palco de apresentação.

Buritama é MIT (Município de Interesse Turístico) desde o dia 31 de maio de 2017. Com os recursos, a cidade já investiu na instalação de placas de sinalização turística e construção do monumento ‘Recanto das Águas’. Esse ano serão concluídos a construção de dois portais de entrada, com saídas para os municípios de Lourdes e Zacarias.

Publicação: 26-04-2023 – às 16h12