Alunos da rede pública de Zacarias visitam Centro Cultural, em Buritama

Alunos do sétimo ano do Programa Ensino Integral ‘Antônio Teixeira dos Santos’ da cidade de Zacarias (SP), conheceram na sexta-feira (5), o Centro Cultural de Buritama. Eles visitaram o acervo de livros, a sala de exposição, anfiteatro ‘Elídio Rodrigues’ e a Pinacoteca ‘Prof. Dr. Aguinaldo Gonçalves’.

A visita faz parte do projeto ‘Expresso Turístico’ coordenado pelos professores Evandro Araújo dos Santos e Elisângela de Almeida Braga. O objetivo da eletiva é oferecer aos estudantes uma prática pedagógica fora da sala de aula que possibilite uma experiência transformadora de ensino.

Segundo o professor Evandro, a Eletiva ‘Expresso Turístico’ tem como meta fornecer aos alunos do sétimo ano conhecimentos conceituais e atividades voltadas ao turismo, tendo como temática o valor social, econômico e cultural.

“Os estudantes terão a oportunidade de aprender conceitos e saberes voltados ao turismo, estabelecer relações entre práticas econômicas, compreender e classificar diferentes atrações turísticas, analisar e comparar os destinos turísticos, bem como conhecer as manifestações culturais da cidade e região”, comentou o professor.

Para ele, a eletiva oferece aos estudantes experiência de passeios virtuais e em pontos turísticos, com o intuito de ter contato e comparar as culturas e os segmentos turísticos exploradores pelos municípios. “O turismo dialoga com todas as áreas do conhecimento. O mundo do trabalho passa por extensas e profundas transformações com os avanços tecnológicos e seus impactos nos diversos setores da economia”, diz Evandro.

Conforme a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, a visita é uma oportunidade para expandir conhecimento dos alunos. Ela comentou ainda que o Centro Cultural está aberto para visitação. A diretora ressaltou que é uma oportunidade para conhecer um pouco da história local e ter acesso a mais de 29 mil livros.

“Sabemos da importância de apresentar a cultura para os alunos que estão na era da tecnologia. Estamos de portas abertas para outras escolas da região que desejam conhecer a exposição, visitar a pinacoteca e ter horas de lazer e saber diante do acervo de livros da biblioteca”, salientou Luciene.

A metodologia da eletiva visa explorar ainda, nesse processo de ensino-aprendizagem, a autonomia, o protagonismo e a criatividade dos estudantes ao trazerem seus conhecimentos prévios e experiências como forma de contribuição para as aulas e no final do semestre, como projeto final, haverá a produção do mapa turístico virtual.

Publicação: 08-05-2023 – às 15h29