Governo do Município fez plantio de 200 mudas de árvores na prainha

O Governo do Município em parceria com o COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e Casa da Agricultura, realizam ontem (1), no parque turístico ‘João Simão Garcia’, a prainha de Buritama, o plantio de espécies nativas da região.

A ação contou com a participação de alunos da escola municipal Nossa Senhora do Livramento e faz parte das comemorações ao Dia do Meio Ambiente que é celebrado na segunda-feira (5).

Segundo o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Giancarlo Sanches Mestriner, a ação teve como meta ressaltar a importância da preservação e incentivar a proteção das áreas verdes. Ele citou ainda que o evento atendeu as metas da agenda mundial de 2030 em relação ao desenvolvimento sustentável implantado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Essa ação é vital para que a cidade se torne mais verde, além de ser uma forma de conscientizar as crianças sobre a importância da preservação da natureza, já que as árvores são responsáveis por emitir o oxigênio que respiramos, dar frutos, além de deixar a cidade mais bonita”, comentou.

Para o diretor de Turismo, Wilton Rosalino Borges, o plantio das mudas tem como objetivo ensinar os alunos sobre a importância das árvores para o planeta e ao ser humano. “Sempre é de extrema necessidade debater com as crianças sobre o meio ambiente, já que elas podem ajudar a multiplicar as informações na esperança de um mundo melhor”, comentou o diretor.

Segundo a engenheira agrônoma da Casa da Agricultura, Patrícia Yaiko Nakatu Duarte, é fundamental diminuir os impactos ambientais. “Uma das ações para contribuir é o plantio de árvores, além disso, podemos economizar água, evitar o desmatamento, reduzir o consumo e praticar a reciclagem”, afirmou.

Doação de mudas

Para incentivar o plantio de árvores, o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) distribui gratuitamente mudas de Oiti, Resedá, entre outras espécies. A retirada pode ser feita das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, na autarquia.

Conforme Letícia Souza Possani, Integrante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e Química do SAAEMB, ao retirar a muda de árvore, o morador assina um terno de compromisso para se comprometer em cuidar e zelar pelo crescimento da espécie.

“Essa iniciativa é muito importante, pois, além de contribuir para o meio ambiente, também ajuda a conscientizar as pessoas, sobre a necessidade de participar ativamente da preservação da natureza”, enfatizou ainda que a autarquia também realiza fiscalização sobre podas drásticas para evitar danos ambientais”, concluiu Letícia.

Publicação: 02-06-2023 – às 14h21