A Biblioteca Municipal exibiu nesta quarta-feira (31), a gravação do musical ‘Os Sonhos não envelhecem: Clube da esquina’. O filme apresenta a história de um dos movimentos musicais mais importantes do Brasil cantadas nos palcos de teatro. O musical foi inspirado no livro escrito por Márcio Borges sobre as memórias do grupo.
O movimento começou na década de 1960 quando os irmãos Borges conheceram Milton Nascimento, além dele, Ló e Márcio, vieram grandes nomes como: Toninho Horta, Beto Guedes, entre outros. Era no bairro Santa Tereza, em Minas Gerais, que se reuniam para compor e cantar. Os músicos misturaram Bossa Nova, Jazz e rock. O som ganhou os palcos e revolucionou a música e atravessou gerações.
De acordo com a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, o musical é uma oportunidade para que o público infantojuvenil possa conhecer um pouco da história da música e ter acesso ao movimento que marcou um período no país. Ela comentou ainda que o movimento conhecido como Clube da Esquina tem como um dos personagens centrais na narrativa protagonizada por Milton.
“É fundamental aproximar os adolescentes da história e mostrar o quanto a música pode interferir positivamente na formação intelectual do cidadão. Buscamos oferecer filmes que possam, além de oferecer horas de lazer, também contribuir para o aprendizado, já que a tecnologia tem interferido na alfabetização da juventude”, comentou a diretora Luciene.
O espetáculo musical reconta a história do movimento pop mineiro com ênfase na parceria entre os artistas. A emoção é um dos elementos que move o filme e torna a história ainda mais relevante. A produção é uma ação idealizada e produzido pelo Cinepalco e Cine Experiência, através do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Publicação: 02-06-2023 – às 08h39