Oficina de capoeira ensina técnicas e auxilia na formação das crianças

A oficina de capoeira oferecida pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) contribui para a redução do risco social e da evasão escolar. O contramestre Alessandro Amores trabalha durante as aulas temas como respeito, tolerância, equidade, cidadania e valorização da vida. As aulas acontecem às terças-feiras, das 9h às 11h e das 13h às 16h, com crianças entre 6 a 17 anos, ao todo, participaram 40 pessoas.

Durante as aulas, os participantes aprendem os fundamentos da capoeira, disciplina, respeito à tradição, ritmo do berimbau, preservação da calma e da vigilância durante a prática. Todas as ações são aliadas a componentes morais e éticos primordiais ao fortalecimento do vínculo familiar e social.

“A capoeira é uma ferramenta muito eficaz para a formação do cidadão. Hoje a capoeira é minha profissão. Ela tem inúmeros benefícios, como autoconfiança, aprender a interagir em sociedade, lições que os alunos levam para a vida. A capoeira é um esporte que mexe, praticamente, com todo o corpo e com a mente”, comentou Alessandro ao salientar que atua na área há 30 anos.

O professor Alessandro contou que a capoeira representa a história do País e a cultura trazida da Angola e criada no Brasil. Ele explicou que a capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que envolve elementos de dança, arte marcial, música, jogo, luta, interação, disciplina, autocontrole e autoconfiança.

“Ela contribui muito para nosso bem-estar, fortalece todo o nosso corpo. Única arte que se faz ao som de instrumento dá muita flexibilidade, coordenação motora e disciplina aos participantes”, enfatizou o contramestre ao comentar que durante a oficina os alunos aprendem também a tocar berimbau, pandeiro, atabaque e agogô.

O projeto conta com os coordenadores dos CRAS I e II, Bárbara Cristina de Miranda Natal e Robison Rezente de Lima. Para Bárbara, a oficina de capoeira busca inserir as crianças na sociedade, elevar a autoestima, dar autonomia e fortalecimento de vínculos. “Toda oficina é uma atividade importante, pois, além de promover o aprendizado e troca de experiências entre as pessoas, contribui para a melhora da qualidade de vida e contribui para a formação social”, disse.

A diretora da Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, disse que a oficina de capoeira é uma das ações socioeducativas oferecidas em Buritama. “Tem sido muito gratificante ver a participação das crianças, uma arte bonita que resgata tradições e memórias, agregando valor cultural, atividade física e integração nas atividades de rede socioassistencial no trabalho social com as famílias”, frisou a diretora.

Informações pelo telefone (18) 3691-2759 ou no prédio do CRAS localizado na Rua Romeu Brito, 475, ao lado da escola Odete Feroldi, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Publicação: 05-06-2023 – às 16h35