Você já se perguntou onde pode descartar o e-lixo em Buritama? Um dos pontos de entrega de pilhas e baterias é o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente (SAAEMB). O projeto foi criado pelo Governo do Município de Buritama e já foram recolhidos mais de 70 quilos de peças para reciclagem.
O descarte incorreto de pilhas e baterias em desuso é nocivo ao meio ambiente. O lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, acaba indo para aterros sanitários comuns, podendo contaminar o solo, alimentos e o lençol freático, já que contém metais pesados em sua composição como chumbo, cádmio, entre outros que podem vir a causar ao ser humano cânceres, anemia e problemas neurológicos.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), estima-se que no Brasil são consumidas aproximadamente 800 milhões de pilhas e baterias a cada ano, no entanto, somente 5% desse montante, recebe o destino correto para ser reciclado.
Os resíduos depositados nos pontos de recebimento serão coletados pela empresa Green Eletron, com sede em São Paulo, para a logística reversa. O e-lixo é um dos desafios da gestão de resíduos, já que o número de dispositivos com pilhas e baterias crescem todo ano.
De acordo com o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Giancarlo Sanches Mestriner, o descarte incorreto é prejudicial ao meio ambiente e também representa um desperdício. Ao serem reciclados, eles podem ser reutilizados como matéria-prima na indústria.
“Temos como objetivo a parceria entre poder público, empresas privadas e moradores. A união é o melhor meio para preservar o planeta e uma das ações é entregar pilhas e baterias que não são mais utilizados nos locais criados pelo município. É importante que todos se conscientizem, pois, toda a população é beneficiada”, comentou Giancarlo.
Para a Química do serviço de água, Letícia Souza Possani, as pilhas e baterias possuem em sua composição materiais como chumbo, zinco, manganês e cádmio. “Esses materiais são tóxicos, podendo contaminar o meio ambiente, além de prejudicar a saúde dos seres humanos e animais”, concluiu Letícia.
Conforme o diretor da autarquia, José Eduardo Marins, a coleta é uma oportunidade para descartar de forma correta objetos radioativos. “É importante conscientizarmos a população sobre bons hábitos ambientais”, explicou ao comentar que a população precisa aderir ao projeto e encaminhar aos pontos de coleta o material para reciclagem, concluiu o diretor.
Serviço
O SAAEMB fica localizado na rua Capitão Vicente Gonçalves, 434, Centro. O atendimento acontece das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (18) 3691-1306.
Publicação: 20-06-2023 – às 16h22