Buritama recebe a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social no dia 29

A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada na quinta-feira (29), das 8h às 13h, na Câmara Municipal de Buritama. O evento tem como tema “A reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, será aberta para toda população participar.

A conferência terá cinco eixos temáticos para debater a política de assistência social e a proposição de deliberações que tragam diretrizes para ao aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) nos municípios, estados e União.

De acordo com a diretora de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, o objetivo da conferência será de conferir, propor e debater as ações realizadas com apresentação de novas propostas para as políticas públicas voltadas para usuários do SUAS.

“Nossa meta visa afirmar e conduzir a política municipal de assistência social com diretrizes e normas bem estabelecidas para aprimorar a gestão, aperfeiçoar e qualificar as ações do serviço da rede socioassistencial do SUAS, com a participação de todos os segmentos da sociedade”, comentou Gislaine ao salientar que as ações definidas marcam a primeira etapa do ciclo de conferências que acontecerá ainda na esfera estadual e federal.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Camila Pereira de Souza Oliveira, o evento é importante porque dará origem às propostas que serão levadas às conferências de nível estadual e nacional. “Como desejamos que as políticas públicas sejam garantidas no país, elas são definidas por meio das conferências. Elas veem para consolidar o SUAS, por isso, é importante a participação de todos nesse processo”, concluiu Camila.

Os eixos em discussão são: (1) Financiamento: orçamento como instrumento para a gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantir dos direitos socioassistenciais; (2) Controle Social: qualificação e estruturação das instâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas; (3) Articulação entre segmentos: como potencializar a participação social no SUAS; (4) Serviços, programas e projetos: universalização do acesso a integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS; (5) Benefício e transferência de renda: a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Publicação: 23-06-2023 – às 11h