Buritama participa de reunião em SP sobre mudanças na Secretaria de Cultura

O diretor-adjunto de Cultura, Milton Batista Borges Junior, participou na quinta-feira (22), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, da formalização da nova denominação da Secretaria de Cultura e Economia que passou a incorporar Indústria ao nome da pasta.

O decreto assinado pelo governador Tarcísio de Freitas visa promover a pluralidade cultural como força empreendedora e fortalecer a cadeia produtiva do setor na geração de emprego e renda nos 645 municípios paulistas. As ações da pasta também ganham uma nova marca, a CULTSP, que reforça a diversidade e o protagonismo no setor.

            A cerimônia teve a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, dos secretários de Estado Marilia Marton (Cultura, Economia e Indústria Criativas), parlamentares, gestores públicos e representantes da comunidade artística e cultural.

“Em todo o estado de São Paulo e, naturalmente, em todo o Brasil, existe uma ampla cadeia produtiva. Muitos profissionais atuam nos bastidores e desempenham um papel fundamental. A mudança no nome da secretaria busca promover a pluralidade cultural como força empreendedora, potencializando e garantindo ainda mais oportunidades”, disse a secretária Marilia Marton.

A pasta também fez o lançamento da nova Marca da Cultura para o Estado de São Paulo e apontou as oportunidades da cultura e da indústria criativa como um dos pilares do desenvolvimento econômico regional e projeção nacional para o setor.

Segundo Junior, que representou a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, durante o evento foram apresentadas as mudanças na nomenclatura da posta e no avanço para o setor cultural. “Com a alteração, um novo setor passa a atuar de forma positiva, já que a indústria é muito importante dentro da economia e pode ser um parceiro nas ações culturais, portanto, isso representa um avanço dentro da secretaria”, comentou.

O objetivo do Governo do Estado também é reforçar a identidade de São Paulo como principal polo cultural e de economia criativa do Brasil e um dos mais importantes do mundo. O uso da inovação e da tecnologia em espetáculos e em equipamentos culturais como museus e bibliotecas também será reforçado nas ações da gestão paulista.

Publicação: 27-06-2023 – às 08h04

Foto: Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria.