Literatura de Cordel foi tema de festa junina na escola Livramento

Os alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Livramento apresentaram na terça-feira (27), um espetáculo sobre uma manifestação literária do interior do nordeste brasileiro: a literatura de cordel. O projeto envolveu professores e alunos, com coreografias e adereços, o que empolgou o público durante todo evento.

Escrito em versos com métrica e rima, o cordel tem como caraterística a oralidade e uma linguagem informal. Popularizou-se no fim do século 19, quando as poesias passaram a ser impressas em folhetos e vendidas em feiras. O nome cordel faz referência às cordas nas quais os folhetos ficavam expostos.

Para a diretora Eliana Aparecida Gomes, o espetáculo contou com músicas e dança em homenagem ao nordeste. Para ela, as atividades lúdicas permitem um rico diálogo entre a escola e a comunidade. Comentou ainda que o objetivo pedagógico do projeto é apresentar novas formas de cultura que o país oferece como propagação da arte.

“A ideia é engajar toda a comunidade escolar e fazer com que todos voltem os olhares para a riqueza da cultura popular brasileira e o período junino é um ótimo momento para trabalhar a arte literária”, comentou Eliana ao concluir que o espetáculo contou com a participação de todos os professores e funcionários.

Publicação: 29-06-2023 – às 16h14