Conferência Municipal de Assistência Social debate propostas para o SUAS

Aconteceu no dia 29 de junho em Buritama, interior de São Paulo, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema ‘Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos’. O evento é uma iniciativa do Governo do Município, por meio do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social e Conselho Municipal de Assistência Social.

Representantes do governo, sociedade civil e vereadores debateram sobre os cinco eixos da Assistência Social e defiram propostas que serão defendidas nas conferências regional, estadual e nacional. De Buritama, foram escolhidos quatro representantes para acompanhar os debates nas próximas conferências. O evento contou com a palestra do advogado e professor universitário Alexandre Gil de Mello.

O evento tem como característica criar um espaço de caráter deliberativo, com objetivo de unir as organizações da sociedade civil junto às unidades do Governo do Município, para avaliação e criação de novas diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Segundo a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, a conferência oferece uma oportunidade para a sociedade participar, a fim de contribuir com o debate das propostas que buscam qualificar a política de assistência social nos âmbitos municipal, estadual e nacional.

“Sabemos da necessidade de ampliar o diálogo com gestores, trabalhadores, usuários e com as entidades socioassistenciais, já que por meio da conferência conseguimos pautar e deliberar propostas de fundamental necessidade para a nossa região, pois nosso município atende mais de 5 mil pessoas, dessa forma é de extrema importância a parceria entre os órgãos para garantir o pacto federativo”, disse Gislaine.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Camila Pereira de Souza Oliveira, o evento é importante porque dará origem às propostas que serão levadas às conferências de nível estadual e nacional. Ela comentou ainda que mesmo diante das dificuldades por recursos financeiros, os trabalhos não pararam e as famílias em vulnerabilidade social tiveram os serviços socioassistenciais atendidos.

“Como desejamos que as políticas públicas sejam garantidas no país, elas são definidas por meio das conferências. Elas veem para consolidar o SUAS, por isso, é importante a participação de todos nesse processo”, concluiu Camila ao salientar que dentro da política municipal de assistência social, o governo municipal atua para aprimorar a gestão e aperfeiçoar as ações da rede socioassistencial.

Publicação: 03-07-2023 – às 08h13