A AES Brasil realizará o cadastramento dos moradores da Zonas de Autossalvamento (ZAS), localizada abaixo da Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava de Buritama. A atividade acontece entre os dias 17 a 19 de julho. O cadastro faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE).
O objetivo é atender o documento preventivo que estabelece medidas de resposta em situações de risco nas barragens, exigido por uma Lei Federal, por meio Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei nº 12.334/2010). A atividade acontecerá em todas as residências que atende o plano.
A meta do cadastro é conhecer os moradores e coletar informações sobre a população residente na ZAS. De acordo com a AES, os dados irão permitir traçar estratégias adequadas de evacuação e resgate, com base no número de pessoas, deficiências, faixas etárias e outros detalhes importantes.
A AES busca investir em medidas preventivas e de preparação. O cadastramento é uma dessas ações que busca aprimorar a capacidade de resposta da empresa para garantir a proteção da população.
A empresa ressaltou que todos os dados são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Apenas serão cadastradas as edificações localizadas na ZAS (Zona de Autossalvamento), área mais próxima da barragem e que pode ser afetada mais rapidamente por eventual acidente com a usina hidrelétrica.
Conforme a empresa, é possível que não sejam abrangidas vizinhanças inteiras, assim, segundo a AES Brasil, “se preocupe caso conheça alguém que não foi cadastrado e habita locais próximos a você”, finalizou em nota.
Em caso de dúvidas, o morador pode entrar em contato com a Defesa Civil de Buritama, por meio do número (18) 3691-9200.
Publicação: 10-07-2023 – às 12h43
Foto: Divulgação