Curso de processamento em banana capacitou 17 mulheres

A cozinha é um espaço para criação de receitas e uma oportunidade para ampliar a renda familiar. Um grupo de mulheres puderam participar do curso de processamento caseiro de banana oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo (Senar-SP) em parceria com o Governo do Município, por meio do Departamento de Cultura.

Entre os dias 11 e 12 deste mês, em Buritama, 17 pessoas aprenderam a fazer torta de carne seca, bolo de banana com casca, ceviche, farofa, pudim, entre outras, todas tendo a banana como ingrediente principal da receita. As aulas foram ministradas pela instrutora Cleide Viana Soares que atua a cerca de 30 anos pelo Senar.

“Importante porque os participantes vão fazer o uso da banana não só in natura, mas vão utilizar de várias maneiras, assim vão levar uma alimentação mais saudável para os familiares”, comentou a professora ao salientar que as mulheres podem aproveitar o conhecimento para empreender no ramo alimentício.

Ela explicou que as alunas aprenderam técnicas de preparação da fruta e a produção de receitas em conserva, doces e salgadas. Cleide frisou ainda que a capacitação oferece também a oportunidade de aproveitar todo o alimento, diminuindo o desperdício e inserindo novas vitaminas a saúde.

“O curso é voltado para a promoção social aonde visa o aproveitamento de alimentos utilizando a produção que excede, melhorando a alimentação e evitando a compra de produtos industrializados”, comentou Cleide ao concluir que a banana contribui para a melhora da saúde física e mental.

Para a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, o espaço cultural vai além de incentivar a leitura e a promoção de ações de formação. Ela frisou que o Departamento também busca fazer parcerias para oferecer aos moradores cursos de capacitação, como forma de gerar renda familiar.

“Sabemos da importância da cultura para a formação das pessoas. Nesse ano, já realizamos diversas parcerias para possibilitar aos moradores a oportunidade de se capacitar e empreender, além disso, também realizamos mensalmente uma programação que contribua para a formação e o incentivo da leitura”, finalizou Luciene.

Publicação: 18-07-2023 – às 07h42