Saúde intensifica ações de combate aos escorpiões

O Departamento de Saúde, por meio da Divisão das Vigilâncias, intensifica as ações de combate aos escorpiões pela cidade. As buscas ativas acontecem em áreas verdes, residências e prédios públicos. A ação tem como objetivo a captura e evitar que o animal se reproduza, principalmente entre os meses de agosto a abril que é o período de procriação do animal.

Os moradores precisam verificar calçados e roupas antes de vesti-las, não remover madeira ou tijolos com as mãos desprotegidas, manter camas e berços afastados das paredes, evitar que roupas de cama toquem no chão, não acumular lenha ou outros materiais que possam servir de abrigo e colocar lixo em sacos plásticos a fim de evitar o aparecimento de baratas e outros insetos.

Segundo dados da Divisão de Vigilâncias, em 2023, aconteceram de janeiro a junho 1.406 visitas especializadas e 1.236 visitas de rotina nas residências. Nesse período foram capturados 1.107 escorpiões. No primeiro semestre foram registrados 45 acidentes urbanos, 48 na zona rural e 5 nas cidades que compõe a microrregião de Buritama.

De acordo com o agente de saúde, Luiz Carlos Dias, o município tem intensificado as medidas de prevenção e combate aos escorpiões. Ele enfatizou que a equipe também faz orientações a população sobre os cuidados preventivos para diminuir o aparecimento do animal peçonhento.

“Realizamos toda semana o combate e a busca ativa aos escorpiões. As ações acontecem durante o dia e também no período noturno. É fundamental a intensificação no combate ao animal, pois em breve os escorpiões estarão entrando no período de procriação, isso pode aumentar os riscos de acidentes, portanto, a população deve ficar atenda e ter precaução dentro da residência”, frisou Luiz.

O diretor de Saúde, Edison Carlos de Paiva, comentou que as ações de controle aos escorpiões e as capacitações dos agentes são essenciais no combate do animal. “A mobilização de combate ao animal é de suma importância para a captura, além do mais, desejamos que os moradores possam faz a sua parte, evitando acúmulo de lixo, materiais inservíveis e tampar ralos e pias”, comentou.

Em caso de acidentes, a vítima não deve tomar nenhuma medicação por conta própria e deve procurar imediatamente uma unidade de saúde. Para fazer uma notificação ou solicitar a captura ligue (18) 3691-3782. A Divisão de Vigilâncias fica na rua Rio Preto, 755 – centro, atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

AVALIE SUA RESIDÊNCIA

Publicação: 20-07-2023 – às 07h17