Campanha recolhe embalagens vazias de agrotóxicos em Buritama

Uma ação da Casa da Agricultura em parceria como o Governo do Município de Buritama promoveu nesta quinta-feira (20), a 8ª edição da campanha de recebimento das embalagens vazias de agrotóxicos. O objetivo é fazer com que o produtor esteja com a situação regular, já que a devolução é obrigatória.

As embalagens foram entregues no recinto de exposições ‘Odilon Ferreira de Almeida’. No ano passado, mais de 20 agricultores participaram da ação, ao todo, a campanha arrecadou 4.150 recipientes, com destino para uma unidade de recebimento licenciada que fica no município de Bilac.

É importante que o produtor faça a tríplice lavagem e faça a inutilização com furos das embalagens, antes da entrega. Outra orientação é que as tampas devem ser levadas na entrega dos recipientes. Toda mobilização visa retirar de circulação esse tipo de material, o que oferece risco à saúde humana como ambiental, já que pode contaminar o lençol freático.

Segundo a engenheira agrônoma da Casa da Agricultura, Patrícia Yaiko Nakatu Duarte, a entrega dos recipientes vazios é obrigatória. “O descarte irregular das embalagens de agrotóxicos, bem como seus resíduos de agrotóxicos podem trazer riscos à saúde e contaminação ao meio ambiente, por isso os agricultores devem ficar atentos com a data da coleta”, comentou.

Patrícia comentou ainda sobre a responsabilidade compartilhada que a legislação federal aborda sobre a destinação final de embalagens vazias e determina as responsabilidades para todos os agentes atuantes na produção agrícola que são os agricultores, revendedores, fabricantes e poder público. “A campanha tem como proposta o recolhimento dos recipientes dos produtores da cidade, com o destino correto, é possível preservar também o solo do próprio agricultor”, concluiu.

Publicação: 21-07-2023 – às 07h42