Escolinha de futebol atende 250 crianças em Buritama

A escolinha de futebol de Buritama oferece aulas de futebol para crianças e adolescentes entre 4 a 20 anos. A iniciativa já beneficiou mais de 2 mil, segundo o Departamento de Esportes e Lazer. Atualmente, estão matriculados 250 alunos e são acompanhados pelos Rodolfo Guimarães Gonçalves, José Mário Caetano da Silva, Marcelo Soares de Oliveira, Anselmo Lacerda, Luis Gilmar Blange, Rodrigo Cardoso Palma, além dos estagiários Guilherme Messias Arvelhos e Lucas Wilson dos Santos.

Nos últimos anos, a escolinha tem sido destaque nas competições regionais e as categorias têm feito história com títulos e jogadores com destaque no cenário esportivo. Os treinos acontecem de segunda a sexta-feira, em dois períodos, no Ceret (Centro Esportivo e Recreativo dos Trabalhadores), com 6 categorias, entre elas, Sub 7, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 20.

Segundo o diretor de Esportes e Lazer, Cristiano Gonçalves de Oliveira, o esporte é importante porque as crianças têm uma atividade a mais, que envolve saúde, educação e diversão. Ele comentou também que a intenção não é formar craques, mas a escolinha tem a função de formar pessoas de bem e ensinar técnicas de futebol para a criançada.

Conforme o diretor, a escolinha já participou de 6 campeonatos. Até o momento, o desempenho é favorável e a meta é disputar as finais da Copa FRIM (Frente Regional Integradas de Municípios). A categoria Sub 16 foi campeã neste mês pelos jogos de inverno de José Bonifácio. Ele explicou que a escolinha conta com atletas que já realizaram testes em times profissionais.

“Vale muito a pena cuidar dos pequenos porque é uma retribuição. No mundo do futebol, é fundamental ensinar bons princípios, já que para quem se destaque, a escolinha é uma vitrine, mas, por outro lado, o esporte ajuda na socialização, no desempenho, no combate a obesidade e na formação intelectual”, argumentou Cristiano.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a meta é educar através do esporte e ensinar a criançada sobre os seus direitos e deveres na sociedade. Ele comentou que a escolinha também ensina a respeitar os amigos e toda a família.

“O que mais nos deixa animado é quando acompanhamos uma criança ou adolescente que consegue superar as dificuldades e dribla toda a dificuldade e torna-se uma pessoa de bem. A escolinha não visa criar um craque, mas ser um importante elo para manter as crianças distantes das drogas e oferecer qualidade de vida”, finalizou o prefeito Rodrigo.

Publicação: 25-07-2023 – às 15h27