Cabide Solidário entrega por mês cerca de 700 peças para famílias carentes

Imagine chegar em um espaço como se estivesse em uma boutique. Poder tocar as peças, sentir a maciez e poder levar gratuitamente. O projeto ‘Cabide Solidário’, criado pelo Fundo Social, proporciona essa sensação para as famílias em vulnerabilidade social. O conceito de loja foi criado para dar maior dignidade a quem precisa de uma roupa e pelo espaço é possível encontrar peças para todas as idades.

Quando uma doação chega ao Fundo Social inicia-se uma força tarefa entre as funcionárias. O primeiro passo é separar as peças em bom estado, das que necessitam de pequenos reparos como fixar um botão, colocar zíper ou fazer uma pequena costura. Caso uma peça não dê para ser doada, é descartada. Em seguida, as doações selecionadas são lavadas e passadas, para seguir à loja, com objetivo de serem usadas pelos moradores carentes.

O público poderá encontrar no ‘Cabide Solidário’ roupas masculinas, femininas, infantil, sapatos e acessórios como bolsas e sacolas. Também poderão retirar cobertores doados pelo Fundo Social de Solidariedade de Buritama e também do Estado de São Paulo. Qualquer pessoa que necessite pode comparecer no local.

De acordo com a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, serão proibidas a retirada de peças com o intuito de venda em brechós e bazar de roupas usadas. Ela explicou que o projeto busca tratar com mais dignidade e respeito a população de baixa renda (público atendido pelo órgão).

“O local foi estruturado para atender esse propósito. É semelhante a uma loja de roupas com araras, balcão, mesa, sapateira, entre outros itens, para mostrar respeito e dignidade aos moradores”, completou a diretora ao dizer que o Cabide Solidário é um projeto criado com o objetivo de ajudar as pessoas carentes e uma oportunidade para aqueles que estão com roupas sem usar no guarda-roupas de praticar a fraternidade, doando peças em bom estado de uso ao Fundo Social.

Segundo a presidente do Fundo Social, Camila Pereira de Souza Oliveira, o objetivo do projeto é que a população possa doar roupas e agasalhos que não são mais utilizados e estejam em bom estado de conservação. Ela explicou que as roupas são colocadas na loja após serem avaliadas e passada por todos os procedimentos, até chegar nas mãos de quem precisa.

 “O ideal da vida é poder contribuir com quem precisa e fazer outras pessoas felizes. Com o Cabide Solidário, conseguimos dar maior dignidade às famílias carentes, por meio da doação de roupas em bom estado, o que era depositado em um caixa, ganhou um novo conceito, ou seja, as pessoas retiram as roupas, como se estivesse em um loja, proporcionando um bem-estar a quem precisa”, comentou Camila.

O ‘Cabide Solidário’ funciona no prédio do Fundo Social de Solidariedade. Está localizado na rua Francisco Marangoni, 687, Centro. O local atende de terça a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Informações: (18) 3691-1535.

Como funciona?

As doações são recebidas por uma atendente do Fundo Social. A funcionária relaciona os produtos em um formulário. É identificado o doador, endereço e telefone. (Serão respeitados doadores anônimos utilizando-se de iniciais). As roupas são destinadas para separação, caso estejam em bom estado de uso, é enviada ao ‘Cabide Solidário’. Caso haja necessidade de reparos, as costureiras fazem a customização das peças. Todas as peças passam por supervisão de higiene, devendo ser limpas (lavadas e passadas) para ir ao cabide.

Na loja, o atendimento será feito por uma funcionária que auxiliará o cliente (usuário) na escolha das peças com um atendimento semelhante a uma loja de roupas. O morador terá liberdade para escolher as peças de uso.

O atendimento acontece de terça a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h30. É reservado um dia da semana, na segunda feira, para higiene e limpeza da loja em geral e também da reposição das peças do cabide que forem doadas.

Publicação: 26-07-2023 – às 16h32