Buritama cria 83 empregos formais em maio de 2023, aumento de mais de 1.283%, em comparação ao mesmo período de 2022

A economia de Buritama gerou 83 empregos com carteira assinada em maio deste ano, conforme divulgou o Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (CAGED) e representa um saldo positivo de 1.283% em comparação com o mesmo período de 2022. No ano passado foram registrados somente 6 vagas de empregos criadas na cidade.

Os dados apresentam cinco áreas: Indústria, Serviços, Agropecuária, Comércio e Construção, além do número funcionários contratos e demitidos. Os números atendem ainda a política pautada na Agenda 2030 e nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODSs), entre eles, Trabalho Decente e Crescimento Econômico (8) e Indústria, Inovação e Infraestrutura (9).

Na indústria, foram criadas 131 vagas, com 58 pessoas desligadas; o setor de Serviços apresentou 31 contratações e 13 demitidos; na Agropecuária registrou 4 empregos e 3 com contratos encerrados; Comércio ficou zerado; o último setor foi o da Construção que teve um saldo negativo de 9. Foram admitidos 195 pessoas e 112 desligados, o saldo foi de 83 empregos formais criados em maio deste ano.

Segundo o diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Giancarlo Sanches Mestriner, a geração de emprego injeta recursos na economia da cidade, gerando um ciclo de melhoria na qualidade de vida da população. Ele reforçou que os prejuízos durante a Covid-19 ainda refletem negativamente em algumas operações. Frisou também que por meio do esforço, trabalho e planejamento os reflexos da pandemia irão ficar no passado.

“Os números são extremamente relevantes para a economia local. O aumento nas contratações é importante para fortalecer economicamente as famílias, de uma maneira geral, emprego e renda geram benefícios para todos os segmentos da economia”, comentou o diretor.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, explicou que os números trazem boas expectativas e demonstram que a cidade vem desenvolvendo políticas que contribuem para aumentar a geração de emprego e renda, além da continuidade de quem já está empregado.

“É muito importante saber desses resultados, o que fortalece, de certa forma é a retomada das atividades, além disso, conter o número de demissões e o fechamento de pequenos negócios, contribui para acelerar o desenvolvimento do município e nos deixa otimista em relação a continuidade do aumento no número de empregos”, comentou o prefeito Rodrigo.

Publicação: 27-07-2023 – às 07h58