Governo do Município oferece serviço de castração em cães e gatos

O Governo do Município, por meio do Núcleo de controle de Zoonoses, realiza semanalmente o cadastro de animais para a realização de castração. Todo o processo é gratuito e para participar o tutor de cães e gatos precisam realizar o cadastro. É preciso levar documentos pessoais e comprovante de endereço.

No momento do cadastro, o tutor também deve informar o nome do animal, peso e idade. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e o local fica na Rua Elói Muniz de Freitas, 495, Livramento.

A Médica Veterinária Lígia Maria Simon Falleiros Fontes comentou que o tutor deve levar a documentação exigida para evitar que animais de outras cidades sejam castrados em Buritama. “É importante procurar o Centro de Zoonoses com as cópias dos documentos já citados e aguardar até que seja chamado”, explicou.

Ela disse que é recomendado que o procedimento seja realizado em cães e gatos de pequeno e médio porte a partir de 6 meses, e cães de grande porte a partir de 1 ano. A idade limite para castração é até 8 anos e não sendo realizado em animais braquicéfalos (animais com focinho achatado: Shih-tzu, pug, boxer, bulldog), que necessitam de uma anestesia especial. A profissional frisou que os documentos necessários são: cópia do RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e carteira de vacinação, caso o animal possua.

Para a médica-veterinária, a principal benefício da castração é o controle populacional, além de melhorar o comportamento do animal, prevenção de doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais.

“Hoje pode se dizer que a esterilização (castração) de cães e gatos, é a medida mais efetiva de controle populacional, a fim de se evitar o abandono. E medidas de posse responsável também auxiliam nessa luta”, comentou a profissional.

Orientações

Adotar um animal de estimação é um ato de amor. Mas para que nem o dono e nem o bicho passem por qualquer tipo de sufoco é preciso tomar alguns cuidados que vão além de oferecer água e comida durante o dia. No caso dos cachorros, por exemplo, é importante manter o animal saudável, vacinas em dia, realizar controle de vermes, carrapatos, pulgas e visita ao veterinário para prevenção de doenças.

Para a Médica Veterinária Lígia Maria Simon Falleiros Fontes, é importante que o proprietário que queira ter um animal, tenha tempo para os cuidados básicos e as trocas de afeto. “É fundamental oferecer um alimento de qualidade e adequado para cada espécie, higiene do animal e ambiente, passeio regularmente, fornecer brinquedos, interagir, escovar o pelo, brincar e oferecer amor e carinho”, concluiu.

Como se cadastrar

Para realizar a castração dos animais, o primeiro passo é fazer um cadastro do tutor e dos animais, com cópia do RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e a caderneta de vacinação em dia, caso possua. Outro detalhe que o morador precisa fazer os exames pré-operatório, a fim de evitar complicações no animal durante o procedimento, que são: hemograma e creatinina.

A documentação é necessária para evitar que animais de outras cidades sejam cadastrados em Buritama. O cadastro é feito no núcleo de controle de Zoonoses que fica na rua Elói Muniz de Freitas, 495, Livramento, com atendimento das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Publicação: 02-08-2023 – às 08h12