O Governo do Município instalou lixeiras recicláveis nos bairros Benedito Garcia, Interlagos e Praça Nair Pereira Rosa (praça da Bela). A ação faz parte do projeto de conscientização para incentivar a reciclagem e evitar que o lixo seja descartado de forma irregular nos bairros. O objetivo é fazer com que os resíduos tenham uma destinação ambientalmente correta.
A meta é evitar que o lixo seja descartado de maneira incorreta para não parar em bueiros entupindo-as. Os resíduos também podem se acumular em locais inadequados e formar focos de proliferação de mosquitos como o Aedes aegypti causador de dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, além de outros vetores de doenças.
De acordo com o diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Giancarlo Sanches Mestriner, a meta é incentivar a população a separar corretamente para a reciclagem e a preservação do meio ambiente.
“Todo esse caminho é de extrema importância, porque o resíduo descarto incorretamente pode causar vários danos ao município e prejudicar o meio ambiente. Além do investimento, é preciso que cada morador faça sua parte, ao separar o lixo em casa ele irá criar uma rotina educativa, além de oferecer mais qualidade de vida a todos”, comentou Mestriner, ao citar que as lixeiras foram instaladas em junho deste ano.
Segundo o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a iniciativa visa facilitar a introdução de projeto de coleta seletiva na cidade. Para ele, reciclar é economizar em recursos naturais e devolver os resíduos para a reciclagem e voltar ao seu ciclo produtivo.
“O investimento nas lixeiras é baixo diante dos benefícios que este trabalho pode oferecer aos moradores. Desejamos que no próximo ano os alunos possam participar de atividades e mostrar o quanto podemos ganhar em cuidar do meio ambiente”, encerrou o prefeito Rodrigo.
Publicação: 14-08-2023 – às 10h48