Contação de histórias estimula a imaginação e o hábito de leitura

O ato de contar histórias ultrapassa a própria existência humana, ou seja, desde que o mundo é mundo já havia uma pessoa a narrar fábulas. Os registros saíram da idade da pedra e chegaram aos tempos atuais e por meio da criatividade, da melodia dos instrumentos e de um estimulo que desperta sensações, as crianças passam a compreender as lições da vida.

Diante do prazer de ler, a contadora Elaine Cristina Gonçalves da Conceição (Elaine Guarani) da Badaiá Arte, mostrou o quanto um livro pode ser prazeroso e meio de incentivar a leitura. Por meio de gestos e instrumentos musicais, ela apresentou histórias que encantaram a criançada que participaram do início ao fim do espetáculo. A contação aconteceu na terça-feira (15), na Biblioteca Municipal.

O módulo Contação de Histórias acontece de 8 a 25 de agosto e vai agitar 72 bibliotecas do Estado de São Paulo. Ao todo serão 144 ações culturais realizadas por 18 grupos e contadores de histórias, dirigidas a públicos de todas as idades.

Conforme a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, a contação de histórias e uma forma lúdica de transmitir conhecimentos e um meio de estimular a imaginação. “É uma atividade que contribui para o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças, além de ser um importante aliado na educação infantil”, enfatizou a diretora.

O Viagem Literária é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. O evento acontece na Biblioteca Municipal, em parceria com o Governo do Município, por meio do Departamento de Cultura.

BADAIÁ ARTE Grupo de artistas que busca transformar a sociedade por meio do riso e da narração de histórias. Utilizando diversas linguagens artísticas, como artes cênicas, narração de histórias, artes visuais, música e literatura. Tiveram formação com Giba Pedroza, Álvaro Saavedra. Participaram de festivais, mostras e encontros, como a Festa Literária Internacional de Paraty, a Mostra Sesc Cariri de Artes e Cultura, a Bienal do Livro de São Paulo e outros

Publicação: 16-08-2023 – às 15h21