Missa em ação de graças celebra o aniversário de Buritama

O padre Lorival Ângelo Marques celebrou na quarta-feira (24), na igreja matriz, missa para comemorar os 75 anos de emancipação política-administrativa de Buritama. Os fiéis acompanharam a missa que teve a presença do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, primeira-dama Camila Pereira de Souza Oliveira, vice-prefeito Luciano Cesar Batista e a esposa Célia Cristina de Deus Batista, vereadores (João Luiz Perez Junior, Carlos Alberto dos Santos, Maria Cristina Nobre Santos, José Ademir Piccoli Junior e Weslley Rodrigues da Silva) e diretores.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, é importante comemorar o aniversário de Buritama, celebrar as conquistas dos últimos anos e traçar novas metas para o desenvolvimento da cidade. Para ele, é fundamental estar ligado a Deus para se fortalecer aos desafios da cidade.

“Quero parabenizar nosso município, seu povo que tanto tem feito e agradecer por todas as metas alcançadas nestes 75 anos de vida. É com grande alegria que comemoramos essa data, com respeito, dedicação e amor aos moradores, sabendo que, temos muito a alcançar e acreditamos que estamos no caminho certo”, finalizou.

Segundo o vice-prefeito Luciano, a celebração marca uma data importante para o município. “Celebramos o aniversário de Buritama na presença de Deus. Buscamos trabalhar com o coração voltado ao pai, de forma que possa nos dar ânimo e força para enfrentar os desafios, com o objetivo de garantir o amparo aos moradores e o desenvolvimento do município”, concluiu.

HISTÓRIA

A população de Buritama está em festa para comemorar os 75 anos de emancipação política e administrativa da cidade. O município foi fundado em 1917 pelas famílias Goulart, Pereira, Santos e Teixeira, que deram origem a um pequeno povoado chamado de Palmeiras, para homenagear as extensas palmeiras nativas buriti. O povoado cresceu e recebeu o nome de Buriti. Até 1924, o local fazia parte da região de Rio Preto.

Depois, foi incorporado à comarca de Monte Aprazível. Em 1927 foi elevada a distrito e recebeu o nome de Buritama. No dia 24 de agosto de 1948, Buritama conseguiu sua emancipação política. A cidade fica a 45 km de Araçatuba, com população de mais de 16 mil habitantes.

ATRATIVOS

A cidade apresenta uma das prainhas mais movimentadas da região que será reaberta em outubro. A área é bem servida de quiosques e lugar para camping, que atrai famílias de Buritama e de todo estado. Longe do mar, mas com sol e água de sobra, o parque turístico ‘João Simão Garcia’ é ponto para o turismo náutico e pesca, além de ser um local de descanso e lazer.

Buritama conta com outros atrativos, como passeio no barco Odisseia, visitas na Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava, ranchos, lanchonetes e restaurantes. Os visitantes também podem conhecer a gruta, construída na ilha dos pescadores que abriga uma imagem de Nossa Senhora, protetora dos pescadores, além das pinturas na igreja matriz que retratam cenas da bíblia.

Publicação: 28-08-2023 – às 10h25

Foto: Guilherme de Souza Evangelista