Buritama sediou 2ª Copa de Karatê no ginásio de esportes

O ginásio de esportes foi palco da 2ª Copa de Karatê realizada no domingo (27) em Buritama. O evento reuniu atletas entre 4 a 60 anos, ao todo, participaram cerca de 250 pessoas das regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e Votuporanga. A disputa aconteceu em duas modalidades: Kata (apresentação de golpes) e Kumite (luta com adversário).

O evento premiou os quatro primeiros colocados por cada categoria. A competição teve como objetivo preparar os atletas para as próximas competições como a disputa do campeonato brasileiro previsto para outubro. A Copa de Karatê foi organizada pelo sensei Wilson José Ferraz, professor há 17 anos em Buritama.

O sensei explicou que a competição buscou evidenciar o potencial dos atletas do interior paulista. Ele comentou ainda que o evento contou com atletas com limitações físicas e cognitivas.  “Receber atletas de alto nível em nossa cidade, ter a oportunidade de mostrar à população o que é essa arte marcial e aumentar o nível técnico dos atletas”, explicou o carateca.

Ferraz explicou que o evento teve como intuito reunir atletas de toda região para colocar em prática ensinamentos e ganhar experiências em competições. Ele citou ainda que o karatê trabalha com três linhas: corpo, mente e espírito. Essa é a principal filosofia do karatê. Focada no desenvolvimento pessoal dos praticantes, eles aprendem muito mais do que um método de defesa pessoal, quem pensa que essa é uma atividade violenta, pelo contrário, os alunos de karatê passam a ter mais equilíbrio físico e mental”, salientou.

Antes do início das aulas, de acordo com o sensei, é lido o lema do karatê com os 5 preceitos: Esforçar para formação do caráter; Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão; Criar intuito de esforço; Respeito acima de tudo e Conter espírito de agressão.

Para o diretor do Departamento de Esportes e Lazer, Cristiano Gonçalves de Oliveira, o karatê é uma modalidade que além de beneficiar a saúde, oferece inúmeros benefícios como o respeito, saber superar seus medos, a perder, a ganhar. Sem sombra de dúvidas, as artes marciais têm grande influência para sermos mais disciplinados e aprender bons conceitos”, concluiu.

Publicação: 30-08-2023 – às 11h42