Alunos fazem apresentação no encerramento do curso de viola

A música caipira foi resgatada durante todo o curso de viola que aconteceu no Centro Cultural ‘Graciliano Ramos. A formação contou com 12 participantes e os alunos realizaram duas apresentações para concluir o curso. Na terça-feira (29), o grupo fez apresentação final com a coordenação do instrutor Cesar Sulini.

Durante as aulas, os participantes aprenderam noções básicas, conhecimento sobre a história da viola, técnicas de mão direita e esquerda, técnicas de ponteado, além de conhecer ritmos do cancioneiro caipira e aprender a tocar músicas.

Sulini leciona há três anos e toca viola caipira a cerca de 10 anos. Para ele, o instrumento faz parte da cultura. “A viola veio trazida de Portugal e com o tempo foi se fundindo nas regiões sendo um instrumento muito importante em festas populares e religiosos da época. Hoje, a viola caipira tem um papel importante em nossa cultura, ganhando novas formas e abrangendo desde o caipira ao erudito”, explicou.

O instrutor comentou ainda que durante o curso, os alunos aprenderam quatro ritmos: Guaranis (Chalana), Toada (Chico Mineiro), Arrasta-pé (Moreninha linda) e Cururu (Canoeiro). “A Viola tem essa magia, de que quando tocamos, ouvirmos e sentimos o som reproduzido por suas cordas, nos leva a lugares maravilhosos que nunca estivemos e também nos faz recordar de bons momentos que vivemos”, salientou Sulini.

O professor disse ainda que a viola caipira tradicional possui 10 cordas e o violão 6. A diferença entre os instrumentos está no tamanho, na sonoridade e a afinação. “Quando tocamos a viola sem fazer nenhum acorde já temos um tom definido (D) Ré ou (E) Mi, para tirar o mesmo som no violão é preciso formar os acordes”, concluiu.

Conforme a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, o curso revelou novos talentos na música. Ela comentou ainda que a capacitação foi a primeira que aconteceu na região de Araçatuba. “Foi emocionante receber essa formação no município. Ficamos felizes com o avanço dos alunos e o quanto foram participativos. Iremos trabalhar ainda mais para trazer a cidade novos cursos que possam atender o interesse das pessoas e despertar para a cultura”, comentou.

O evento contou com a presença do coordenador Carlos Eduardo Cunha Belluzzo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do vice-prefeito Luciano Cesar Batista, da diretora de Cultura Luciene de Oliveira Santos e do diretor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Giancarlo Sanches Mestriner.

A capacitação foi realizada pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) com apoio do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), em parceria com o Governo do Município de Buritama, por meio do Departamento de Cultura.

Publicação: 31-08-2023 – às 14h11