Casa da Agricultura inicia implantação do programa Rotas Rurais

A Casa da Agricultura em parceria com o Governo do Município de Buritama iniciou a implantação do programa Rotas Rurais, com o objetivo de criar um endereço rural digital, que funciona como um CEP personalizado, para permitir a localização de rotas de acesso durante uma ocorrência policial.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do governo estadual, o programa Rotas Rurais enxerga a área rural do estado de São Paulo e leva tecnologias da informação e de geolocalização para promover integração entre diversos setores, no intuito de oferecer serviços à população do campo.

As aplicações envolvem a atribuição de endereço codificado, disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos que permitirão a rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso, promovendo a mobilidade, conectividade, segurança, educação, saúde, serviços públicos e privados, políticas públicas mais eficientes e transformação social.

O programa, conforme a Secretaria, busca construir instrumentos capazes de solucionar essa lacuna presente no ambiente rural. Em parceria com o Google e a sua ferramenta PLUS CODE cada propriedade rural poderá ser localizada facilmente.

Segundo a engenheira agrônoma e responsável pelo programa no município de Buritama, Patrícia Yaiko Nakatu Duarte, o programa permite, por meio da tecnologia criar uma rota rural, o que permitirá mais agilidade e acesso a serviços públicos, como saúde e segurança, além de melhorar a logística em uma ocorrência.

“O projeto irá levar aos proprietários rurais cidadania e uma oportunidade em fazer parte de um programa que irá estabelecer mapas, rotas e a localização das propriedades, portanto, é uma grande ação desenvolvida em parceria, no final, todos serão beneficiados”, finalizou Patrícia.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o programa Rotas Rurais é um benefício para cada propriedade do campo. Ele comentou também que o produtor contará um código identificado em Plus Code que irá garantir acesso direto à localização da porteira principal.

“O município possui uma ampla extensão rural e com o programa irá possibilitar um atendimento mais eficaz e veloz de atividades de saúde e segurança, preservando a integridade local e física do proprietário”, disse o prefeito Rodrigo ao concluir que a meta é concluir a implementação do projeto para atender todos os proprietários rurais.

Publicação: 05-09-2023 – às 07h56