Defesa Civil alerta para altas temperaturas e baixa umidade em Buritama

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre os registros de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar no interior paulista que deve atingir 40ºC até domingo (24), com umidade abaixo de 20%. Por causa do clima quente, aumenta-se o risco de incêndios, principalmente em regiões com vegetação seca. É importante evitar colocar fogo para limpeza de galhos e folhas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) os moradores devem se atentar sobre os índices de umidade relativa do ar no município. Quando estiver abaixo de 12% (emergência); de 12% a 20% (alerta); 21% a 30% (atenção); 31% a 40% (observação).

Segundo a química Letícia Souza Possani, em dias secos, as pessoas precisam se hidratar com frequência, utilizar umidificador de ar ou toalhas molhadas estendidas nos ambientes, evitar exposição ao sol e práticas esportivas entre 13h e 18h, além de usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.

“A orientação é para que os moradores se protejam do sol, não se esqueça de se hidratar e procure locais arejados e com sombras”, comentou ao salientar a baixa umidade do ar pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Conforme o diretor José Eduardo Marins, a Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que o ideal é uma variação da umidade do ar entre 50% a 80%. Ele comentou ainda que quando os níveis estão entre 20% e 30% o município entra em estado de atenção.

“Estamos em um período de chuvas constantes, no entanto, é importante que os moradores tenham atenção. Quando chegar o tempo seco, pode aumentar as chances de desidratação e de transmissão de doenças respiratórias. É preciso também evitar as queimadas, pois aumenta as chances de incêndio no município”, finalizou.

Confira as dicas

Publicação: 22-09-2023 – às 11h05