Projeto leva educação no trânsito para mais de 600 alunos no Livramento

O projeto teve início em sala de aula com ações pedagógicas e até com conteúdo exigido nas avalições do bimestre dentro da escola municipal Nossa Senhora do Livramento. O objetivo é inspirar reflexões sobre a educação como ferramenta de transformação e a importância do autocuidado e do bem-estar das pessoas dentro da cidade e nas rodovias.

Para tornar o aprendizado na prática, a escola em parceria com a Unidade de Trânsito, elaborou um espaço para simular uma rodovia, com sinalização de pare, faixa de pedestre, placa de semáforo e lombadas. Os alunos irão entender sobre faixa contínua simples e faixa simples seccionada.

Segundo a responsável pela Unidade de Trânsito, Giselda Elias da Cunha, a parceria é importante para desenvolver nas crianças o respeito pelas leis de trânsito. “É por meio da brincadeira que pode surgir o protagonismo do aluno perante à educação transformadora”, comentou ao salientar que é fundamental ter pessoas no trânsito que valorizam a vida.

Segundo a diretora Eliana Aparecida Gomes, o projeto contou com a participação de mais de 600 alunos e teve como finalidade formar cidadãos conscientes e prepará-los para enfrentar a vida e o cotidiano das cidades. Ela elencou ainda que o projeto é inspirado na educação pela paz, conscientizar e orientar sobre a adoção de valores, posturas e atitudes seguras no trânsito.

“É fundamental contribuir com a construção de valores, como respeito ao próximo e a proteção da vida, além disso, a escola é um amplo espaço de discussão, e por meio da educação, conseguiremos superar os desafios e contribuir com a formação dos alunos”, finalizou Eliana.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2023 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Governo do Município faz parte desde 2021.

Publicação: 26-09-2023 – às 15h04