Prainha será inaugurada amanhã com show da banda Biquini Cavadão

O Governo do Município de Buritama reinaugura amanhã (14) a revitalização do parque turístico ‘João Simão Garcia’. A prainha volta a funcionar após a conclusão das obras, com abertura oficial às 10h. A programação terá ainda campeonato de vôlei e show com a banda Biquini Cavadão, com início previsto para 16h. O evento contará com a presença do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

Na abertura oficial da prainha, a entrada será gratuita para os moradores e turistas, com pagamento apenas para uso de quiosques, no valor de R$60. Segundo o Departamento de Turismo, a partir de domingo (15), a entrada será cobrada para veículos de outros municípios, os valores giram em torno de R$ 20 a R$200, sendo moto R$ 20; carro R$ 40; van, micro-ônibus e motorhome R$ 100 e ônibus e caminhão truck R$ 200.

De acordo com o Departamento de Engenharia, Obras e Serviços Públicos, a prainha já conta com a construção de um novo banheiro com acessibilidade, reforma em dois banheiros, nova portaria, pisos intertravados, quiosques com pia e torneira. O local contará também com monitoramento de vídeo com a instalação de 150 câmeras por toda a orla da prainha e na entrada com leitor facial, entre outros investimentos.

Os turistas quando chegam ao município passam a conhecer o slogan “Buritama: quem conhece ama”. Típica cidade do interior paulista, com cerca de 17,2 mil habitantes, está localizada na região Noroeste do Estado de São Paulo, a 543 quilômetros da capital. Com seu clima subtropical é ponto de encontro para quem busca lazer, descanso e ouvir o canto dos pássaros que fazem do município seu palco de apresentação.

Banhado pelo rio Tietê, ribeirão Santa Bárbara (afluente do Tietê) e Palmeirinha, Buritama tornou-se um local para o turismo de lazer e entretenimento. MIT (Município de Interesse Turístico) desde o dia 31 de maio de 2017. A cidade realiza ações para desenvolver atividades culturais e resgatar festas tradicionais com o objetivo de atrair os turistas e gerar emprego e renda à população.

Conforme o diretor do Departamento de Turismo, Wilton Rosalino Borges, a revitalização da prainha irá reforçar o potencial turístico da cidade. Para ele, o local é ponto de descanso e lazer para moradores e turistas da região e de outros estados.

“Sabemos o quanto a prainha é importante para o município, já que é um local frequentado por milhares de pessoas nos finais de semana e feriados prolongados. O espaço está totalmente revitalizado para acolher as famílias e quem deseja aproveitar as águas limpas do rio Tietê”, comentou o diretor.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o turismo é uma das principais áreas de investimento no país. “Sabemos do potencial turístico de Buritama e estamos trabalhando para ampliar as opções de lazer e melhorar as atividades já oferecidas, além disso, é fundamental o retorno da prainha que acolhe milhares de turistas durante todo o ano”, contou o prefeito Rodrigo.

8h – Vôlei de areia e futebol

10h – Inauguração oficial da prainha

12h – Show com artistas de Buritama

16h – Banda Biquini

PRAINHA

O local tem 1,2 mil metros quadrados de praia. Os turistas que se deslocam até o parque encontram 83 quiosques com churrasqueiras, banheiros com duchas e área de camping. O parque turístico ‘João Simão Garcia’ (prainha) surge como opção de lazer importante para a região. Por conta da tranquilidade, deve voltar a atrair milhares de pessoas durante feriados prolongados e finais de semana.

Para garantir a segurança e tranquilidade dos frequentadores, o parque turístico conta com guarda-vidas e a parceria da Polícia Militar que faz o patrulhamento preventivo. A prainha possui uma lanchonete para atender o público durante as horas de lazer. A restrição está em vendas ou entrada de bebidas em vasilhames de vidro.

A intenção é garantir maior segurança aos visitantes e, consequentemente, inibir a ocorrência de acidentes com cacos de vidro que ficam na areia e na água ou que os vasilhames sejam usados como armas em eventuais brigas.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.

Publicação: 13-10-2023 – às 15h12