Prainha foi reinaugurada e atraiu mais de 7 mil pessoas neste final de semana

O Governo do Município reinaugurou no sábado (14) após estar fechada para adoção de melhorias na infraestrutura e modernização do parque turístico ‘João Simão Garcia’, a prainha de Buritama. Com a abertura, o local recebeu no final de semana cerca de 7 mil pessoas que acompanharam a reabertura e show da banda Biquini Cavadão.

Nem o tempo nublado tirou a animação dos banhistas, deu prainha e estava lotada. A ansiedade acabou e o público já pode apreciar o parque que oferece as águas limpas do rio Tietê. Com a reabertura, mais turistas devem frequentar o local e movimentar a economia da cidade.

Após a reforma, a prainha conta com novos banheiros com acessibilidade, nova portaria, monitoramento de vídeo, campo de futebol e vôlei, área de camping, quiosques com infraestrutura adequada para receber moradores e turistas durante os finais de semana e feriados prolongados.

Com a reinauguração, a prainha deve ficar movimentada nos finais de semana. Para os moradores de Buritama, a entrada é de graça. Para os turistas de outras cidades, os valores variam entre R$ 20 e R$ 200, com horário de funcionamento das 7h às 22h. Os quiosques também são pagos, sendo o aluguel R$ 60.

De acordo com o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, a expectativa é fortalecer ainda mais o turismo do interior paulista. “Passam pelo local em feriados e finais de semana, aproximadamente 10 mil pessoas de acercam da prainha. É o turismo familiar que nós queremos incentivar no estado de São Paulo

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o turismo é uma das principais áreas de investimento no país. “Sabemos do potencial turístico de Buritama e estamos trabalhando para ampliar as opções de lazer e melhorar as atividades já oferecidas, além disso, é fundamental o retorno da prainha que acolhe milhares de turistas durante todo o ano”, contou o prefeito Rodrigo.

Segundo o vice-prefeito, Luciano César Batista, a volta da prainha irá reforçar o potencial turístico e aumentar a visibilidade da cidade para alcançar o título de estância turística. “Sabemos que a prainha é um ponto de descanso para moradores e turistas e atraem banhistas de toda a região e de outros estados. Com a revitalização, conseguiremos atender com mais qualidade as pessoas e reforçar o potencial da cidade para o turismo”, enfatizou o vice-prefeito.

Conforme o diretor do Departamento de Turismo, Wilton Rosalino Borges, a revitalização da prainha irá reforçar o potencial turístico da cidade. Para ele, o local é ponto de descanso e lazer para moradores e turistas da região e de outros estados.

“Sabemos o quanto a prainha é importante para o município, já que é um local frequentado por milhares de pessoas nos finais de semana e feriados prolongados. O espaço está totalmente revitalizado para acolher as famílias e quem deseja aproveitar as águas limpas do rio Tietê”, comentou o diretor.

PRAINHA

O local tem 1,2 mil metros quadrados de praia. Os turistas que se deslocam até o parque encontram 83 quiosques com churrasqueiras, banheiros com duchas e área de camping. O parque turístico ‘João Simão Garcia’ (prainha) surge como opção de lazer importante para a região. Por conta da tranquilidade, deve voltar a atrair milhares de pessoas durante feriados prolongados e finais de semana.

Para garantir a segurança e tranquilidade dos frequentadores, o parque turístico conta com guarda-vidas e a parceria da Polícia Militar que faz o patrulhamento preventivo. A prainha possui uma lanchonete para atender o público durante as horas de lazer. A restrição está em vendas ou entrada de bebidas em vasilhames de vidro.

A intenção é garantir maior segurança aos visitantes e, consequentemente, inibir a ocorrência de acidentes com cacos de vidro que ficam na areia e na água ou que os vasilhames sejam usados como armas em eventuais brigas.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.

Publicação: 16-10-2023 – às 11h39